Processo de industrialização para terceiros

Problema

Como é realizado o processo de industrialização para terceiros no módulo Indústria?

Solução

O processo de produção para terceiros acontece quando a indústria que utiliza o sistema gerencial presta serviço de produção para outra empresa, ou seja, ela recebe as matérias primas de um terceiro, industrializa o produto acabado cobrando uma mão de obra de um determinado valor, devolve a matéria prima não utilizada na produção, e devolve de forma simbólica a matéria prima utilizada na produção.


1. Configurações necessárias para o processo:

a) Modelo de Produção

Na Configuração do Modelo de Produção (Módulos >> Indústria >> Cadastro >> Modelo de Produção..), é necessário configurar as operações de produção Sob demanda, sempre vinculando o modelo de produção ao terceiro. Se houver mais de um terceiro o qual a empresa faz a produção, será um modelo de produção para cada fornecedor. A única coisa que mudará entre eles, será o agente e subagente apontados no modelo. Como os outros processos, essa configuração é necessária para que o pedido de industrialização para terceiros vá para tela de ‘Gestão de Senhas’ e 'Gestão da Produção', conforme a imagem abaixo:



IMPORTANTE: este processo deve ser acompanhado pelo Gerente de Contas, em virtude das movimentações de Estoque da empresa.


b) CFOP

A CFOP do pedido para a utilização do estoque deve ser configurada na tela de Grupo de Operação (Arquivo >> Tributação >> Grupo de Operação..).

Para saber qual é o grupo de operação, entrar em “Preferências >> Mod. Indústria..”, na opção “[Pedido] Código do grupo de Operação de pedido”.

Geralmente o código indicado é o 810. Neste pedido, colocaremos o produto acabado de terceiro a ser industrialização, e o valor da mão de obra a ser cobrado.


c) Tipo de negociação

O Tipo de Negociação da CFOP de pedido deve ser informada no menu 'Preferências', em "[PEDIDO] Código do tipo de negociação para pedido de TERCEIRO". Também no preferências, deve ser selecionado a forma de emissão de nota fiscal para este tipo de serviços, se apenas uma nota fiscal ou duas, no preferências "[FATURAMENTO] Tipo da nota fiscal de industrialização de terceiro"


d) Cadastro dos produtos de terceiro

No cadastro de formulário de produtos, deve-se identificado no campo de Fornecedor o código da empresa a qual estamos prestando o serviço de industrialização:


Ainda no cadastro do produto, devemos informar que este produto é de terceiros:


2. Pedido de industrialização

Criar um Pedido de industrialização na tela saídas.



Incluir o produto acabado de terceiros, com o valor da mão de obra a ser cobrado:


Nele colocamos normalmente qual será a forma de pagamento.

Ao simular o pedido, ele irá para a tela de ‘Gestão de Pedidos’ (Módulos >> Indústria >> Operações >> Gestão de pedidos/senhas..).


OBS: verificar em que momento do processo a informação aparecerá na tela de ‘Gestão de Pedidos’ (Preferências >> Mod. Indústria..).




3. Gestão de Pedidos/Senhas

Selecionar o pedido e clicar no botão [Novo lote de entrega], em seguida, será apresentada a tela abaixo:



O processo padrão para industrialização para terceiros é o Sob demanda.


Na aba ‘Lotes de entrega pendentes’, selecionar o pedido e teclar <Enter>. Em seguida, informar a senha para agendamento e teclar <Enter> novamente, em seguida será apresentada a tela como abaixo, confirmar a data de agendamento e clicar em AGENDAR.



Após esse procedimento, a senha é agendada para entrega que é apresentada na aba ‘Carregamento agendado (senhas)’, aguardando a chegada do caminhão. Neste momento, a produção deste item ainda não foi liberada para alocação, pois se trata de uma senha de produção sob demanda, ou seja, liberada após a chegada do caminhão.



OBS: a chegada do caminhão pode ser informada nesta tela acima, ou na tela de gestão da balança.


4. Gestão da produção

Após marcarem a chegada do caminhão, a produção fica liberada para ser alocada na tela de Gestão da produção, e nesta mesma tela, podemos liberar o faturamento da senha apenas somente após alocação da ordem de produção.


Aqui fica a critério do gestor da produção controlar as matérias primas utilizadas, fórmulas, dentre outras características de produção. Após a finalização, o caminhão está liberado para término do carregamento e faturamento (este, já liberado anteriormente).


5. Balança

Acessar a tela de balança em “Módulo >> Indústria >> Operações >> Balança..”.

A balança fica liberada para pesagem do peso tara, e posteriormente do peso bruto. Nesta tela, podemos identificar transportadora, motorista e controlar os itens que estão na senha de entrega.


Ao fazer a segunda pesagem, do peso bruto, o movimento da balança é automaticamente finalizado.



5. Faturamento de Senha

Acessar a tela de ‘Faturamento de senhas’ em “Módulos >> Indústria >> Operações >> Faturamento de senhas de produção…”, onde será apresentado o pedido para faturamento. O sistema já traz as CFOP's conforme vínculos feitos, e mesmo tipo de negociação. Ele não permite o uso de CFOP que não esteja vinculada à operação de pedido (810) com vínculo padrão, e com o tipo de negociação determinado no preferências, de "Terceirização". Tanto as CFOP's de faturamento, quanto de pedido e de produção (40ST) devem ter o mesmo tipo de negociação.

 


Ao clicar em Gerar Transações, o sistema cria as transações para emissão das notas fiscais. Ao emitir, é necessário finalizar a senha de entrega.

Artigos relacionados