Pedido Triangular

A rotina de pedido triangular dentro do módulo Indústria ajuda na operação de venda a qual envolve três empresas: a Indústria que está no papel de produtora, o cliente “redistribuição”, o qual compra o produto para revender, e o cliente final, que é o comprador do produto industrializado. Neste material veremos a empresa que utiliza o sistema no papel de industrializador.

Configurações:

1. Criar dois tipos de negociação (menu: Arquivo >> Faturamento >> Tipo de negociação) de “TRIANGULAR” e de “Remessa de pedido Triangular”;

Observação: aqui utilizamos dois nomes para melhor entendimento, mas podem ser dados nomes diferentes, de acordo com a regra de negócio de cada empresa. O que importa são as configurações feitas, descritas a seguir.

2. Adicionar no preferências categoria: “mod Indústria >> [PEDIDO] Código do tipo de negociação para pedido TRIANGULAR) o tipo de negociação “TRIANGULAR”;

E vincular o tipo “Remessa de pedido Triangular” no preferências “Tipo de negociação para remessa de pedido triangular” o tipo de negociação criado para remessa:

3. Vincular o tipo de negociação TRIANGULAR cadastrado na CFOP de pedido e nas CFOPs utilizadas para o processo de produção no Módulo Indústria.

Da mesma forma que foi vinculada conforme demonstrado acima, devemos vincular às CFOP’s de produção e de faturamento da venda e ou prestação de serviço (no caso de industrialização para terceiros).

O tipo de negociação “Remessa de pedido triangular” será vinculado apenas na CFOP de remessa, geralmente com código 5923/6923 ou 5924/6924, dependendo do processo.

4. Fazer o pedido normalmente informando o tipo de negociação “TRIANGULAR”;

5. Na tela de pedidos e senhas do Módulo Indústria o tipo do pedido ficará como “TRIANGULAR”;

6. Ao criar o lote de entrega, será apontado o cliente o qual receberá a mercadoria. Neste exemplo, estou usando a Agrotis como o cliente que compra o produto e revende, e a Neotis como o cliente final, que comprou o produto e vai receber diretamente do industrializador.

7. A Senha de entrega será agendada normalmente, porém em nome da Neotis:

8. Ao liberar o faturamento na próxima aba, a senha de entrega estará disponível para faturamento da seguinte forma:

A primeira nota fiscal é da remessa. Esta sequência segue o padrão fiscal adotado pelos estados. Caso algum estado autorize uma sequência diferente, o cliente deve abrir um chamado solicitando alteração do sistema, com o texto na lei que permita e oriente a sequência diferente.

9. Ao gerar a primeira nota fiscal, o sistema pergunta qual o valor e número da nota fiscal de venda do cliente, para o cliente final, no exemplo citado, a nota fiscal de venda da Agrotis para Neotis.

Aqui deverá ser informado o número da nota fiscal de venda, e o valor total. Eles serão levado para nota fiscal de remessa.

Assim a transação é gerada.

Após gerada, conferir:

Ela sairá com o valor colocado na tela anterior;

E com as informações da venda, a qual a remessa por conta e ordem se refere, de forma automática.

É necessário o faturamento desta, para gerar a próxima NF de venda por conta e ordem. Após isto, clicando em gerar na próxima nota, o sistema gera a transação, com o valor do pedido de venda, e os itens vendidos, como demonstrado abaixo:

E também com as informações da remessa emitida anteriormente:

ATENÇÃO AS CONFIGURAÇÕES DAS DUAS CFOP’s DE FATURAMENTO ACIMA:

  • A primeira CFOP utilizada neste exemplo, é a CFOP 6923 - Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem. Acessando o cadastro da mesma no sistema, ela deve estar vinculada ao pedido de venda, e ter os dois tipos de negociação (“TRIANGULAR” e de “Remessa de pedido Triangular”);

  • A segunda CFOP utilizada neste exemplo, é a CFOP 6118 - Venda de produção do estabelecimento entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem. Esta CFOP deve ter vínculo tanto com o pedido, quanto com a CFOP anterior, 6923. Também deve estar informado o tipo de negociação “TRIANGULAR”.

Após faturamento das duas notas fiscais, finalize normalmente a senha de entrega.

 

Caso dúvidas, ou o seu processo de pedido triangular seja um pouco diferente, entre em contato com nossa equipe, diretamente com gerente de contas, ou via chamado técnico.