[MIGRADO] Fórmulas de comissão

O AgrotisOne possibilita cadastrar cinco métodos de cálculos: Percentual na Fórmula, Percentual Manual, Base desconto, Base lucro e Valor manual.
Em todos os cadastros de fórmulas poderão ser indicados os períodos de datas que as fórmulas são válidas, realizar configurações personalizadas para a base de cálculo. Consta também, os filtros para uso da fórmula e os rateios de percentual de comissão dos vendedores.

Acesso: Módulos >> AgrotisOne >> Vendas >> Comissões >> Fórmulas de comissão

 

Cadastros


Na fórmula de comissão possui a opção de inserir as datas de validade para utilização nos documentos de marketing.

 

Configuração Personalizada


Os métodos de cálculo: Percentual na Fórmula, Percentual Manual, Base desconto e Base lucro, permite a configuração personalizada na base de cálculo.

01. Base de cálculo manual: quando marcada essa opção, no pedido de venda e nota fiscal de saída deve ser preenchido manualmente a coluna Valor base para comissão na linha do item.
Observação: as outras opções de inclusão e exclusão de impostos e despesas acessórias serão desabilitadas.

Supondo que esteja utilizando percentual na fórmula de 10%. Seria:

Valor base para comissão x percentual de comissão
150,00 x 10% = 15,00 comissão

 

02. O preço unitário informado na nota fiscal de venda é o valor padrão para o cálculo da comissão, mas o usuário poderá alterá-lo para excluir impostos (ICMS, PIS, Cofins e ICMS Desonerado), incluir os impostos como ICMS ST e IPI e/ou despesas acessórias (Frete, seguro, etc). 

 

Método de Cálculo: Percentual na Fórmula


Nesta fórmula de comissão, o AgrotisOne aplicará a comissão do vendedor utilizando o percentual informado no campo Percentual.

Total do item (preço x quantidade) x percentual de comissão
200,00 x 10% = 20,00 comissão

 

Método de Cálculo: Percentual Manual


Nesta fórmula de comissão, o AgrotisOne aplicará a comissão do vendedor utilizando o percentual informado no campo % Comissão Manual (aba AgrotisOne do Pedido de venda ou Nota Fiscal de Saída).

Total do item (preço x quantidade) x percentual de comissão
200,00 x 10% = 20,00 comissão

 

Método de Cálculo: Base Desconto


Este tipo de fórmula de comissão habilita que se monte uma tabela com intervalos de descontos, que uma vez concedidos, indicarão um percentual de comissão a ser aplicada ao vendedor. A mesma deverá ter como base uma tabela de preço de origem, e esta deverá ser configurada no campo Cód. Tabela Preço Origem. A opção Utilizar Lista de Condição de Pagamento do Documento trabalhará da mesma maneira, mas não com uma configuração fixa, podendo oscilar de condição para condição. 
Observação: as tabelas de preço de origem disponíveis são as constantes em: Estoque >> Listas de Preços >> Lista de preços. Para informar o preço dos produtos em alguma lista, basta acessar a tela de Lista de Preço Base clicando duplamente no código (coluna #) da lista escolhida.
Se durante a venda utilizar uma tabela/lista de preço diferente da configurada na fórmula de comissão, o sistema fará um comparativo do preço usado na venda com o preço da lista de preço. Acontecendo a diferença que conceda desconto, será verificado o percentual da tabela criada na fórmula de comissão.

Na lista de preços Lista de preços 01 o item Soja em grãos o preço está 100,00. Acesso: Módulos >> AgrotisOne >> Estoque >> Lista de preços dinâmica >> Manutenção da lista de preços dinâmica.

Nesta ocasião, é visível que houve um desconto de 65% na venda.
Memória de cálculo
100 - ((Preço unitário na nota fiscal / Preço unitário na lista de preços) x 100)
100 - ((35,00 / 100,00) x 100) = 65

A comissão a ser aplicada na venda é de 35%, pois 65% de desconto está na faixa de 60,01 à 70.

Observação: nesta fórmula foi utilizada uma tabela de preço fixa, mas pode ser usada também a de condição de pagamento quando marcada a opção Utilizar Lista da Condição de Pagamento do Documento.

 

Memória de Cálculo: Base Lucro


Esta opção de fórmula de comissão habilita que se monte uma tabela com intervalos de lucro, que uma vez atingidos, indicarão um percentual de comissão a ser aplicada ao vendedor. A base de lucro deverá ter como base um custo de referência: Custo médio, Custo gerencial futuro, Custo gerencial futuro médio, Custo da última compra e Tabela de custos.
Observação: caso se opte por ter um custo personalizado, pode-se indicar na tela Tabela de custos. Com isso, o sistema habilita o campo Cód. Tabela Custo Origem para preenchimento, onde se indica quando deverá ser usada. Acesso: Módulos >> AgrotisOne >> Compras >> Custo Gerencial Futuro >> Tabela de custos.

Nesta ocasião, é visível que houve um lucro 93,33% na venda.
Memória de cálculo
100 - ((Custo última compra / Preço unitário na nota fiscal) x 100)
100 - ((20,00 / 300,00) x 100) - 100 = 93,33%

A comissão a ser aplicada na venda é de 6%, pois 93,33% de desconto está na faixa de 50,01 à 100.

 

Método de Cálculo: Valor Manual


Se utilizado uma fórmula manual, o usuário obrigatoriamente deverá preencher os vendedores e os valores de comissão manualmente. O sistema validará se não foi preenchido nenhum vendedor e se o campo referente ao valor da comissão, respectivo ao vendedor selecionado, foi preenchido e não permitirá a inserção da nota se não estiver corretamente preenchido.
Os valores das comissões de cada vendedor, deverão ser preenchidos nos campos Valor Com. Manual Vendedor 1, Valor Com. Manual Vendedor 2, Valor Com. Manual Vendedor 3 e Valor Com. Manual Vendedor 4 e quando preenchidos, o AddOn efetivará esses valores como comissão, não efetuando as rotinas de seleção de fórmula e de vendedores automáticas.

Observação: os campos criados para informação dos valores de comissão, só serão considerados quando a fórmula for manual. O sistema desconsiderará, mesmo se informado, quando a fórmula selecionada não for valor manual.

 

Filtros


Os filtros Opcionais são utilizados para prioridade da fórmula (Saiba mais) e os Obrigatórios são necessários para que se permita a utilização da fórmula no pedido de venda ou nota fiscal de saída.

 

Rateio


Dentro das fórmulas de comissões exitem 5 (cinco) formas de rateio: Fórmula, Rateio Manual, Vendedor 1/2/3, Vendedor 1/2/3 rateio e Valor Manual.
01. Fórmula: ao selecionar esta opção, o AgrotisOne aplicará o percentual informado utilizando a fórmula cadastrada.
02. Rateio manual: esta opção faz com que o percentual de rateio deva ser indicado manualmente nos documentos de marketing.
03. Vendedor 1/2/3: ao escolher esta opção disponível apenas a partir do campo % Vendedor 2 fará com que se aplique um percentual de comissão com base no valor que será aplicado ao Vendedor 1.
04. Vendedor 1/2/3 com rateio: ao escolher esta opção disponível apenas a partir do campo % Vendedor 2 fará com que se aplique um percentual de comissão com base no valor que será aplicado ao Vendedor 1. O mesmo funcionamento que a opção anterior. Contudo, fará com que ocorra um abatimento do valor de comissão a ser repassado ao Vendedor 1.
05. Valor manual: valor manual inserido nos campos Valor Com. Manual Vendedor 1, Valor Com. Manual Vendedor 2, Valor Com. Manual Vendedor 3 e Valor Com. Manual Vendedor 4 do documento de marketing.

Supondo a base de cálculo seja o valor de 1.000,00 e o percentual de comissão seja 10%.

Vendedor 1: 1.000,00 (Base de cálculo) x 100% (Rateio) = 1.000,00 x 10% = 100,00 comissão
Vendedor 2: 100,00 (Comissão vendedor 1) x 25% (Rateio) = 25,00 comissão
Vendedor 3: 1.000,00 (Base de cálculo) x 25% (Rateio) - 6,25 (Comissão vendedor 3) = 18,75 comissão
Vendedor 4: 1.000,00 (Base de cálculo) x 25 % (Rateio vendedor 3) = 25,00
25,00 x 25% (Rateio) = 6,25 comissão

Comissão:
Vendedor 1 = 100,00
Vendedor 2 = 25,00
Vendedor 3 = 18,75
Vendedor 4 = 6,25

Quando for informado rateio manual, será informado na própria nota fiscal de saída ou do pedido de venda.