Migração NFe 4.0

Migração da NFe 3.0 para a NFe 4.0. Após atualização para no mínimo as versões do Gerencial 328 e Módulo NFe 323, deve-se seguir os seguintes passos:


1.Verificar a legislação do seu estado referente ao FCP – Fundo de Combate a Pobreza, realizando um levantamento dos seguintes tópicos:


a) Se a cobrança é devida somente em operações com consumidor final ou se inclusive para operações que não sejam com consumidor final.

Caso a legislação do estado onde está situada a empresa indique que o FCP deve ser cobrado independente da operação ser feita com consumidor final deve ser alterado o preferências "Calcular FCP independente de Agente estar configurado como Consumidor Final" para "Sim" ou deve ser inserido nas variáveis da empresa a variável “SEMPRECALCULARFCP=[1]”, caso seja somente para consumidor final não é necessária esta variável.



b) Levantamento dos produtos que tem FCP e suas alíquotas, para cadastro na tela 'Formulário Diferença de Alíquotas do ICMS”, no menu 'Arquivo >> Tributação >> Diferencial de Alíquotas de ICMS..'



2. Deve ser marcada a flag “4.00” no campo “Versão layout XML Nfe”, na aba 'NF-e/MDF-e' do cadastro de empresa (menu 'Configurações >> Empresa..'), após isso o sistema dará uma mensagem de confirmação que deve ser confirmada pelo usuário. 



Caso hajam notas em aberto no mês corrente é necessário finalizar as emissões antes de prosseguir com a migração, aparecerá para o usuário:



3. Alteração dos cadastros de forma de pagamento:
Nos cadastros de forma de pagamento foi criado um novo campo 'Tipo Pagamento Nfe', onde deve ser informado o tipo de pagamento correspondente na lista disponível.