Processo de devolução de Simples Remessa e Venda para Entrega Futura

Problema

Como devolver uma operação de Simples Remessa? E devolver ou desfazer uma operação de Venda para Entrega Futura?

Solução

Quando se utiliza as operações de Venda para Entrega Futura e Simples Remessa, pode ocorrer de por vezes termos que efetuar a devolução dessas operações. E há algumas formas de proceder com a devolução utilizando o sistema:

1 - Devolver apenas a Simples Remessa: trata-se da devolução apenas física do produto. A negociação de venda permanece juntamente com os lançamentos financeiros, mas é preciso registrar a devolução do produto para, futuramente, fazer uma nova operação de Simples Remessa.

2 - Desfazer apenas o trâmite da Venda para Entrega Futura: trata-se de desfazer o negócio acordado antes da emissão da nota de Simples Remessa. Quando isso ocorre, o(s) produto(s) não serão mais entregues ao cliente e ele também não efetuará mais o pagamento do negócio anteriormente acordado.

3 - Devolver e desfazer todos os trâmites da Venda para Entrega Futura: trata-se de um desfazimento do negócio acordado. Além da devolução física do produto, deve-se desfazer os lançamentos financeiros, utilizada em casos em que o cliente não quer mais o produto.

Para realizar corretamente o processo de devolução de simples remessa e venda para entrega futura, será preciso ter algumas configurações prontas. Seguem abaixo alguns itens importantes referente à configuração das CFOPs:

Opção 1 - Devolver apenas a Simples Remessa

a) Emitir a nota de devolução com a CFOP apropriada e configurada. Por exemplo CFOP 1202SR. Conforme a configuração da CFOP, o sistema irá aumentar o saldo do produto e o(s) título(s) de Contas a Receber permanecerá(ão) lançado(s);

b) Quando o(s) produto(s) devolvido puder ser trocado, enviar nova nota de Simples Remessa (5117) com novos produtos. Neste caso, ocorrerá nova baixa do saldo do produto e não haverá novo lançamento de Contas a Receber, pois o mesmo foi mantido.

Configuração de CFOP para Devolução de Simples Remessa

Para que a devolução ocorra corretamente, devemos ter ajustadas algumas configurações no cadastro da CFOP de devolução.  Exemplo: CFOP de devolução específica com código 1202SR.

Principais configurações:

  • O status final do estoque deve aumentar o saldo do produto (geralmente o próprio); 


Acesso: Arquivo >> Tributação >> Natureza de operação



  • Na aba 'Financeiro & Contábil' deve-se escolher a opção 'Não gerar' no campo 'Financeiro'; 



  • Ao clicar no botão VÍNCULOS deve-se vincular a CFOP 5117, com vínculo do tipo 'Vínculo padrão' e o saldo de origem ser do tipo 'Gerar retorno'. Esta configuração permite que se utilize o saldo do produto em uma nova transação de Simples Remessa.


Opção 2 - Desfazer apenas o trâmite da Venda para Entrega Futura (desfazer antes da emissão da nota de Simples Remessa)

a) Enviar nota de Desfazimento de Negócio. Por exemplo CFOP 1949VF. Conforme a configuração da CFOP, o sistema não irá alterar o saldo Próprio do produto, somente o saldo Reservado (normalmente este saldo é alimentado na nota de Venda para Entrega Futura) e irá abater o(s) título(s) de Contas a Receber lançado(s).

Configuração de CFOP para Devolução/Desfazimento de Venda para Entrega Futura

Para que a devolução ocorra corretamente, devemos ter ajustadas algumas configurações no cadastro da CFOP de devolução. Exemplo: CFOP de devolução/desfazimento específica com código 1949VF

Principais configurações:

  • O status do estoque 'Não altera o saldo próprio' do produto, mas normalmente 'Diminui o saldo reservado'. 



  • Na aba 'Financeiro & Contábil' deve-se escolher a opção de abatimento no campo 'Financeiro'.


                                                                                                                                                                      


  • Ao clicar no botão VÍNCULOS deve-se vincular a CFOP 5922, com vínculo do tipo 'Vínculo padrão' e o saldo de origem do tipo 'Padrão'.



Opção 3 - Devolver e desfazer todos os trâmites da Venda para Entrega Futura (utilizada em casos em que o cliente não quer mais o produto)

a) Emitir a nota de devolução com a CFOP apropriada e configurada. Por exemplo CFOP 1202SR. Conforme a configuração da CFOP, o sistema irá aumentar o saldo do produto e o(s) título(s) de Contas a Receber permanecerá lançado;


Configuração de CFOP para Devolução de Simples Remessa: Utilizar a mesma CFOP 1202SR, com as mesmas configurações exibidas na "Opção 1 - Devolver apenas a Simples Remessa".


b) Quando o(s) produto(s) devolvidos chegarem, enviar nota de Desfazimento de Negócio. Por exemplo CFOP 1949V. Conforme a configuração da CFOP, o sistema não irá alterar o saldo do produto e irá abater o(s) título(s) de Contas a Receber lançado(s).

Configuração de CFOP para Devolução/Desfazimento de Venda para Entrega Futura

Para que a devolução ocorra corretamente, devemos ter ajustadas algumas configurações no cadastro da CFOP de devolução. Exemplo: CFOP de devolução/desfazimento específica com código 1949V

Principais configurações:

  • O status do estoque deve ser 'Sem movimento'.



  • Na aba 'Financeiro & Contábil' deve-se escolher a opção 'Abatimento' no campo 'Financeiro'.


                                                                                                                                                                       


  • Ao clicar no botão [Vínculos] deve-se vincular a CFOP 5922, com vínculo do tipo 'Vínculo padrão' e o saldo de origem do tipo 'Padrão'.


Artigos relacionados