Sub cadastros de agentes

Conteúdo

Para realizar os cadastros dos agentes é necessário que alguns sub cadastros sejam feitos de forma adequada. Os sub cadastros se encontram no caminho de menu: Arquivo >> Agentes >> Sub cadastros..

Cadastro de cidades

Para que possa ser identificada a cidade correspondente de determinado agente ou em qualquer situação onde seja necessária a identificação da cidade, há a necessidade de um prévio cadastramento. Para tanto existe uma tela que proporciona o cadastramento destas informações. É de suma importância o correto preenchimento deste cadastro, pois o mesmo afetará diretamente as situações relacionadas à CFOP, tributações, emissão de nota fiscal eletrônica, entre outras situações. A tela 'Cidades', onde poderá ser efetuado o cadastro em questão, possui os seguintes campos:

Código – Preenchido automaticamente pelo sistema.

Nome – Campo onde deverá ser preenchido o nome da cidade.

Estado – Campo onde deverá ser informado o estado (UF) desta cidade e poderá ser utilizado o atalho <F2> para pesquisar os estados cadastrados.

Cód. IBGE – Código de registro da cidade junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), este campo é extremamente importante para emissores de NF-e, de forma que o incorreto ou a isenção do preenchimento deste campo acarretará rejeição no momento da emissão de uma nota fiscal eletrônica (NF-e) para um agente vinculado a esta cidade.

Cód. País – Código de registro do país no qual o município está alocado, junto ao Banco Central (BACEN).

Nome da Meso Região – Nome da meso região cadastrada no IBGE, para cadastrar a meso região basta indicar o nome da cidade e digitar o nome da meso região no campo correspondente, ao finalizar o processo essa meso região estará disponível para ser vinculada a outra cidade.

Nome da Micro Região – Nome da micro região vinculada a meso região cadastrada no IBGE, para cadastrá-la basta indicar o nome da cidade e digitar o nome correspondente, ao finalizar o processo essa micro região estará disponível para ser vinculada a outra cidade.

Além dos botões padrões existentes na tela, o cadastro de cidades dispõe de mais um recurso:

Botão ATUALIZAÇÃORecurso utilizado em bases de implantações anteriores a obrigatoriedade NF-e, é utilizado para incluir o código IBGE nas cidades já cadastradas no sistema.


Categorização de agentes

Cadastro responsável por gerar uma categorização dos agentes em questão, é uma forma de subdividir os agentes baseados em uma classificação pré-definida. Essa categoria pode ser utilizada como filtros na geração de relatórios ou mesmo como filtros em algumas configurações do sistema. Como no momento da configuração das alíquotas e tributações, e na tabela de comissões dos vendedores, que podem além de outras serem configuradas por categorias de agentes. A tela 'Categorias' possui os seguintes campos:

Código – Preenchido automaticamente pelo sistema.

Descrição – Nomenclatura da categoria.

Coef. Preço – Campo utilizado para definir um coeficiente de ajuste de preço para determinada categoria de agente, ou seja, sempre que o coeficiente de preço for 1 (um), o sistema irá considerar o preço aplicado como valor final em uma venda/compra, caso seja informado 0,95 o sistema identificará que esta categoria de agente possui um percentual de 5% de desconto nos preços dos produtos movimentados no sistema. Da mesma forma se o coeficiente for 1,05, indica que essa categoria de agentes terá um adicional de 5% no preço das mercadorias movimentadas no sistema.

Aliq. IRRF – Campo utilizado para quando for necessária uma categorização para um grupo de prestadores de serviço onde a alíquota do IRRF destacada nas notas seja diferente da alíquota padrão, configurada no menu preferências.

Ativo – Se marcado o flag neste campo, indica que a categoria está ativa e disponível para ser vinculada aos agentes e nas demais situações onde for utilizado. Se for desmarcado não mais será apresentado nas telas de consulta de categorias.


Cadastro de grupos de agentes

Similar ao cadastro de categoria de agentes, utilizado usualmente na configuração de tabelas de preços, de forma a criar um modo de caracterizar alguns agentes dentro do sistema, geralmente aqueles que são comissionados por vendas. A  tela de 'Cadastro de Grupos de Agentes' possui os seguintes campos:

Código – Nesta tela o código de identificação deverá ser informado manualmente, neste caso a sequência de geração fica a critério do usuário.

Descrição – Campo obrigatório onde deverá ser informada a descrição do grupo de agentes.


Cadastro de perfis

Este cadastro é vinculado ao cadastro de sub-agente e possui os seguintes campos:

Código – Preenchido automaticamente pelo sistema.

Descrição – Nomenclatura do perfil.


Cadastro de classificação de histórico de clientes

Este cadastro é utilizado para classificar o histórico dos clientes e este cadastro será utilizado posteriormente para identificar informações sobre o relacionamento com o cliente. Pode-se considerar uma prévia de um módulo de CRM, onde podem ser registradas as interações com os clientes, como por exemplo, uma visita técnica, uma mala direta enviada, reunião com o cliente, entre outras situações.

A tela de 'Classificação de históricos' possui os seguintes campos:

Código – Preenchido automaticamente pelo sistema.

Descrição – Nomenclatura da classificação.


Utilitários agentes

Na tela de 'Classificação dos agentes' é possível transformar o agente em cooperado ou cliente e em fornecedor, transportador, vendedor e Gerente de vendas, apenas marcando o check-box ao lado da classificação desejada. O agente pode estar classificado ao mesmo tempo em todas as classificações, somente “Cliente” e “Cooperado” que será um ou outro. O restante das opções podem estar marcadas todas ao mesmo tempo, conforme necessário.

No sistema nunca serão cadastrados dois agentes iguais. O cadastro do agente sempre será único, basta localizar o agente, cadastrado anteriormente na pesquisa rápida e classificá-lo adequadamente.


Clique aqui para acessar mais informações referente ao Cadastro de agentes e Botões cadastro de agentes.

Artigos relacionados