Botões cadastro de agentes

Conteúdo

Na aba de cadastro de Agente existe alguns botões que são específicos desta aba.

Botões apresentados na aba Agente

Botão BANCOS

Proporciona o cadastro das contas bancárias que o cliente possui. Nesta tela poderá ser efetuada a consulta das contas bancárias cadastradas, assim como, dar manutenção nas mesmas ou efetuar o cadastro de novas contas. Possui os seguintes campos:

Código – Preenchido automaticamente pelo sistema.

Banco – Seleção de um banco previamente cadastrado.

Agência Deve ser informada a agência do banco correspondente.

Conta Corrente Deverá ser informada a conta corrente do cliente.

Praça – Cidade onde o banco está situado.

Botão COBRANÇA

Nesta tela há a opção de informar o endereço de qual Sub-agente tem-se a intenção de que seja o endereço central, posterior a isso basta clicar no PROCESSAR, tanto o Agente quanto os demais Sub-agentes terão o mesmo endereço de cobrança.

Botões apresentados na aba Sub-agente

Botão RELATÓRIO

Quando acionado RELATÓRIO, o mesmo proporciona várias opções de relatórios. Abaixo serão relacionadas algumas opções:


A) Relação de dados do Cliente

Esta tela proporciona a emissão de relatórios referente aos dados cadastrados no formulário de clientes.


B) Formulário para preenchimento

Este relatório gera um formulário em branco com os dados do Agente e Sub-agente a ser preenchido, possibilitando um posterior lançamento.


C) Composição do Limite de Crédito

Este relatório apresenta os dados referentes ao limite de crédito do agente.


D) Contrato de permissão de compra

É um documento que proporciona ao Agente informar outros agentes que possam efetuar compras a prazo utilizando seu cadastro.


Botão adicional pessoa jurídica

ADICIONALProporciona dados adicionais do agente, como documentos utilizados para análise de crédito, entre outras situações que serão exploradas abaixo:

Documento – Neste campo deverão ser informados os documentos solicitados para análise de crédito para este agente.

Análise – Neste campo deve ser informado o parecer do analista/comissão de análise de crédito, sobre o cliente em questão.

Validade Informações – Neste campo deverá ser informada a validade das informações inseridas nos campos Documento e Análise.

Registro do INCRA – Identificação do Sub-agente junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Registro no IMA – Identificação do Sub-agente Junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Inscrição do Produtor – Identificação do produtor rural junto a Secretaria de Fazenda. Caso o Sub-agente não possua essa inscrição sua movimentação deixa de ser diferida e passa a ser tributada integralmente.

Engenheiro Agrônomo Responsável – Campo onde deverá ser informado o nome do agrônomo, responsável pela propriedade.

Boleto – não considerar Instruções de protesto – Para que os boletos gerados para este parceiro não gerem instruções de protesto após o vencimento da duplicata, este campo deverá ser marcado.


Na aba ‘Outros’, existe a possibilidade de se informar um texto livre com outros dados que possam ser pertinentes ao cadastro, conforme definição por parte da empresa usuária do software.


Na aba ‘Referencias’ poderão ser informadas as referências deste Sub-agente:

Comercial – Referências de empresas com as quais o Sub-agente já teve transações comerciais.

Bancárias – Referências de instituições financeiras com as quais o Sub-agente já efetuou transações.

Observações – Campo livre para outras informações a respeito das referências obtidas.

Avaliação – Campo para se informar uma avaliação Positiva ou Negativa sobre o Sub-agente em questão. Essas informações são utilizadas principalmente para análise de crédito.


Na aba ‘Bens’ deve-se identificar os bens que o Sub-agente possui, essas informações auxiliam na definição do valor de crédito a ser liberado para o cliente em questão.

Automóveis – Neste campo deve ser informado os automóveis de propriedade do Sub-agente, neste caso podem ser caracterizados também maquinários e caminhões.

Imóveis – Devem ser informados neste campo os bens imóveis que o cliente possui tais como, propriedades agrícolas, terrenos urbanos, apartamentos, prédios, casas, etc.


Na aba 'Dados empresariais' deve-se informar alguns dados adicionais de pessoa jurídica.

Constituição – Data de constituição da empresa.

Nº do último registro – Número correspondente a última alteração do contrato social.

Data – Data da última alteração no contrato social.

Capital Social – Informação sobre o valor do capital social da empresa atualizado.

Dados de Alfandegamento – Informações que devem ser impressas no campo observação da nota, quando houver uma movimentação com esse parceiro de importação/exportação, quando for o caso.


Botão adicional pessoa física

Quando o Sub-agente selecionado for pessoa física, ao pressionar ADICIONAL, o sistema carrega tela com abas que possuem algumas informações diferentes de quando o agente for pessoa jurídica.

As abas ‘Detalhes’, ‘Referências’, ‘Outros’ e ‘Bens’, são comuns para os dois tipos de agente, porém, no caso do agente físico o mesmo não possui a aba ‘Dados Empresariais’ e possui as abas adicionais ‘Dados adicionais’ e ‘Documentos’.

Na aba ‘Dados adicionais’, são informados os dados adicionais correspondentes ao agente em questão, são algumas informações muitas vezes utilizadas para campanhas de venda e de relacionamento com o agente.


Na aba 'Dados pessoais' devem ser inseridas mais informações para que se possa complementar o cadastro. A aba possui os seguintes campos:

Nascimento – Data de nascimento do Sub-agente.

Natural de – Neste campo deverá ser informados os dados correspondentes à cidade/estado de nascimento do Sub-agente.

Estado civil – Selecionar, dentre as opções pré-definidas no campo, o atual estado civil do Sub-agente.

Nacionalidade – neste caso se trata do país de nascimento do Sub-agente.

Sexo – Selecionar se o sexo é masculino ou feminino.

PIS – Número de identificação do Sub-agente referente ao PIS.

Pai – Nome do Pai do Sub-agente;

Mãe – Nome da mãe do Sub-agente;

Cônjuge – Nome do Marido/Esposa do Sub-agente.

CPF – CPF do cônjuge do agente.

RG – RG do cônjuge do Sub-agente.

Nascimento – Data de nascimento do Cônjuge.


Botão CONTATOS

Proporciona que sejam informados os dados de contatos relacionados aos Sub-agentes, como o administrador da propriedade, o responsável pela empresa, etc. Essa tela possui os seguintes campos:

Código – Preenchido automaticamente pelo sistema.

Nome – Nome do contato do Sub-agente.

Ativo – Flag indicativo se o cliente está atuante junto à empresa.

Representante legal – Indica se o contato é o representante legal do Sub-agente.

Função – Informação referente à função do contato junto ao Sub-agente, podendo ser, por exemplo: Caseiro, Administrador, Cobrança, Comprador, etc.

Obs.: Os demais campos sugerem o endereço físico e eletrônico do contato.


Botão HISTÓRICO

Nesta opção poderão ser registrados os dados sobre o relacionamento com o cliente em questão, ou seja, similar a um CRM, proporciona a categorização com os históricos previamente cadastrados na tela de classificação de históricos.

Esta tela de anotações complementares possui os seguintes campos a serem preenchidos:

Código – Informação preenchida automaticamente.

Data – Informação da data do registro/ocorrência do fato.

Classificação – Indicação do tipo de informação que está sendo registrada no sistema. Este campo é extremamente importante para ser utilizado posteriormente em filtros de relatórios.

Texto – Utilizado para registrar a ocorrência, é um campo livre para escrita. Um exemplo é criar uma classificação do tipo “Visita técnica” e no texto “Visita técnica, para avaliação da cultura soja quanto ao ataque de percevejo”. Todos os históricos que se queira registrar quanto ao relacionamento com o cliente poderão ser cadastrados nesta tela. Somente quando se tratar de histórico de cobranças não deverá ser utilizado, pois no financeiro o sistema já disponibiliza um local específico para este tipo de processo.


Botão PERFIL

O perfil do Sub-agente, é mais uma possibilidade de se classificar os agentes no sistema, porém esta opção possui um diferencial em relação às outras classificações como categoria e grupo, que possuem a possibilidade de informar apenas uma classificação, já a opção perfil, podem ser informados vários perfis, como por exemplo, classificar o agente do tipo “Produtor Rural”, do grupo “Agricultura Familiar”, em quais tipos de cultivos/negócios o mesmo atua, como por exemplo, os seguintes perfis:

1 – Produtor de Soja

2 – Produtor de Milho

3 – Produtor de Trigo

4 – Produtor de Arroz

5 – Piscicultor

6 – Suinocultor

7 – Avicultor


O mesmo Produtor Rural poderá trabalhar com todas essas atividades econômicas, e desta forma ao gerar relatórios gerenciais por perfil/ atividade este agente será apresentado caso tenha movimentações. Esta é uma funcionalidade dentre várias que esta classificação possibilita.

Na tela 'Perfil do Cliente' deverá(ão) ser informado(s) o(s) perfil(s) correspondente(s) do Sub-agente, para tanto basta selecionar um perfil previamente cadastrado e gravar.


Botão CULTURAS

Ao clicar em CULTURAS, o sistema proporciona uma tela para a gestão das culturas cultivadas pelo Sub-agente. Este recurso destina-se a Sub-agentes produtores rurais e permite que seja efetuada a gestão das áreas em hectares que é cultivada determinada cultura. Este cadastro é um dos que deverá ser atualizado frequentemente, pois o Sub-agente a cada safra geralmente modifica a cultura e multas vezes em uma mesma propriedade existirá mais do que uma.

Este cadastro é extremamente importante para que se possa identificar o potencial de mercado, baseado na área e no tipo de tecnologia, fazer o cruzamento de informações para identificar qual o potencial de mercado para cada cultura/agente e desta forma aplicar ações de venda neste mercado potencial.

Na tela 'Culturas do cliente' estão disponíveis os seguintes campos:

Código – Preenchido automaticamente.

Cultura – campo para selecionar a cultura previamente cadastrada.

Área (HÁ) – Quantidade de área utilizada para a cultura pré-determinada.

Situação – Informação se a área que está sendo cultivada esta cultura é própria, arrendada ou outra situação.

Quantidade – Neste campo deverá ser preenchida a quantidade em situações onde a cultura/atividade efetuar gestão por unidades, como por exemplo, pés de café, cabeças de gado, etc.

Unidade – Quando o campo quantidade for preenchido, neste campo deverá ser informado de que se trata essa quantidade.

Descrição – Uma descrição resumida a respeito da cultura desta área, ex: Soja VTOP – Transgênico.

Tecnologia Utilizada – Informar se o agente utiliza baixa, média ou alta tecnologia no cultivo desta área. Essa classificação deve ser feita por pessoa que tenha conhecimento do agente e de como caracterizar a situação em questão.

Observações – Campo para livre digitação onde poderão ser inseridas informações adicionais à cultura, que sejam pertinentes e necessárias.


Botão TALHÃO

Quando o Sub-agente efetuar o controle de sua propriedade por talhões, o sistema proporciona recurso para que seja efetuado o cadastro desta subdivisão. Atualmente este recurso é utilizado para cadastro e consulta na mesma tela não havendo relatórios ou maiores funcionalidades a ele relacionados. Nesta tela estão disponíveis os seguintes campos:

Código – Campo preenchido automaticamente pelo sistema.

Localização – Indicação da localização do talhão na propriedade.

Área – tamanho do talhão em hectares.


Botão ENTREGA

A opção ENTREGA é um recurso permite que sejam cadastrados endereços de entrega de produtos/mercadorias. Desta forma além de informar o endereço para faturamento e o endereço de cobrança, poderá também ser informado no cadastro do Sub-agente um terceiro tipo de endereço que é o de entrega. O preenchimento do endereço se assemelha com a forma de preenchimento dos demais tipos de endereços, mas a opção de carregar os dados através do CEP não está disponível.

Artigos relacionados