Conteúdo

Os ajustes de limite de créditos ficam na tela de formulário de clientes. Acesse mais informações sobre esta tela em: Cadastro de agentes.

O limite de crédito é baseado nas variáveis, moeda, valor, concedido em, validade e limite disponível:

Limite de Crédito “Moeda” – Identificação da moeda em que a liberação foi efetuada, Real R$, Dólar U$, etc.

Limite de Crédito “Valor” – Quantidade da moeda selecionada que o cliente possui em crédito para compras a prazo.

Limite de Crédito “Concedido em” – Data da liberação do crédito para o agente.

Limite de Crédito “Validade” – Data limite para utilização do valor de crédito liberado ao agente, para novas compras a prazo deverá ser efetuada nova análise de crédito.

Limite de Crédito “Limite Disponível” – Campo utilizado apenas para visualização do saldo de limite de crédito, sendo o valor correspondente a seguinte equação: valor concedido subtraindo do valor utilizado.

A partir da versão 369.4 foram adicionados os campos:

Limite de Crédito "Tolerância" – Permite que o limite de crédito seja ultrapassado, possibilitando faturar caso o valor esteja dentro da tolerância estipulada.

Limite de Crédito "Tipo de Tolerância" – Tolerância estipulada como valor unitário ou percentual.

Opções botão - Ao clicar sobre este botão são apresentadas as opções para composição do limite de crédito do cliente. Nela poderão ser cadastrados os status das garantias, as garantias e o registro dessas garantias com seus respectivos status junto ao registro da formação do crédito.

a) Status

Nesta tela deverá ser cadastrado um status das garantias oferecidas, podendo ser registrado. Exemplo: Financiado, Quitado, Hipotecado, etc. É possível também a indicação de uma cor para este status de forma a facilitar a visualização nas telas de cadastro/consulta.

 

b) Garantias

Nesta tela deverá ser descrito individualmente cada garantia, exemplo: Fazenda, Lote Urbano, Veículo, Soja, etc.

c) Composição do limite de crédito

A composição é lançada de forma que os valores das garantias informadas somam o valor do crédito do cliente*, neste ponto deve ser informado o tipo de garantia, o status e as observações correspondentes.

* desde que definido nas preferências do sistema.

Esta tela possui os seguintes campos:

Código – Preenchido automaticamente pelo sistema.

Data – Data do cadastro da garantia.

Validade – Data de validade/utilização do bem como garantia.

Valor – Valor do bem/crédito, neste campo poderá ser informado o valor que este bem gerará de crédito para o cliente, como podem ser lançadas várias garantias a soma deste campo irá compor o limite de crédito do cliente*.

Garantia – Informa o tipo de garantia que está sendo vinculada. A descrição detalhada da garantia poderá ser informada no campo ‘Observação’.

Status – Status atual da garantia indica geralmente o status da disponibilidade do bem informado.

Observação – Poderá ser utilizado para identificar a garantia, como localização, tamanho, ano, etc.

 


Utilitários agentes

A tela de 'Alteração de validade/ Limite de crédito' permite duas opções dentro do sistema.

A primeira opção é para alterar a validade das informações de todos os agentes de uma vez, alterando a data de validade dos Clientes e/ou dos fornecedores, inserindo a nova data e clicando em INICIAR. A data de validade das informações dos agentes fica dentro do cadastro do Sub-Agente, no botão ADICIONAL.

A segunda opção desta tela é alterar a data de concessão, validade e/ou o valor do limite de crédito para todos os clientes de uma vez só, alterando as datas e valores conforme necessidade e clicando em INICIAR. 

O limite de crédito do cliente fica dentro do 'Formulário de Clientes', na aba 'Agente'.