Classificação de agentes

Conteúdo

O sistema caracteriza todas as entidades físicas/ jurídicas como agentes, ou seja, um agente pode ser cliente, pode ser fornecedor, pode ser os dois ou mais. O Agrotis Gerencial classifica os agentes em seis categorias:

1 – Cliente

2 – Fornecedor

3 – Transportador

4 – Cooperado

5 – Vendedor

6 – Gerente de Vendas


Já foram apresentadas informações referentes ao Cadastro de agentes e Botões cadastro de agentes. Os demais agentes se utilizam das mesmas informações, porém resumidas. Como possuem pequenas particularidades, a partir deste ponto serão apresentados os cadastros dos demais agentes, porém será ignorado a explicação sobre os campos já apresentados no cadastro de cliente, tratando apenas as especificidades.

Cadastro de Fornecedor

O cadastro de agente fornecedor não possui especificidades, ele apenas é um cadastro com um número menor de informações que o cadastro de clientes.

Cadastro de Transportador

O cadastro de transportador possui na aba Sub-agentes alguns campos específicos como é apresentado na tela 'Transportador'. Nesta tela existem os seguintes campos adicionais:

Código ANTT – Neste campo devem ser inseridos os dados do código de registro do transportador na Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Placa do veículo – Placa do veículo de transporte.

UF – Estado de registro do veículo de transporte.

Chassi do Veículo – Chassi do veículo de transporte.


Para este tipo de agente, existe também uma nova aba, chamada de ‘Atendimento’. Esta aba refere-se à quais regiões este transportador atende. Na tela 'Transportador' poderá ser informado a UF e as cidades que este transportador atende.

Cadastro de Cooperado

Nesta opção serão abordadas as especificidades do cadastro de Cooperado, também conhecido como associado, ele é uns dos proprietários da cooperativa, desta forma ele se utiliza da mesma para aquisição de insumos utilizados na produção e vende a produção para a cooperativa.

Quando um agente for caracterizado como cooperado, o mesmo não poderá ser caracterizado como cliente, ou seja, é uma opção onde ou o agente é cliente ou é cooperado, porém o cooperado assim como o cliente, poderá ser também as demais opções de agente no sistema.

Para agente cooperado existe uma aba adicional para o registro das informações de associação do produtor.

Na tela de 'Cooperado' estão disponíveis os seguintes campos:

Registro na Cooperativa – Campo onde deverá ser informado o código do registro (Matrícula) do cliente junto à cooperativa.

Participação – Percentual de participação societária do Cooperado junto à cooperativa.

Cadastro de gerente de vendas

Neste cadastro serão caracterizados os gerentes de venda, ou seja, os responsáveis comerciais por determinada região/equipe. Sua única especificidade em relação ao que já foi visto até o momento é a informação para dia fixo para gerar as comissões.

Baseado no modelo de comissões adotado pela empresa, quando a comissão for liberada, ou seja, quando a nota for faturada ou o título pago (conforme modelo da empresa), será gerado um contas a pagar para este gerente para o dia informado neste campo, sempre considerando o próximo mês para pagamento. 

Cadastro de Vendedores

Neste cadastro são registrados os dados dos vendedores, similar ao cadastro de gerente de vendas, porém com algumas informações adicionais.

Na aba de Agente temos dois campos adicionais, sendo eles:

Gerente Responsável – O responsável pelo vendedor pré cadastrado anteriormente.

Limite de Crédito – Valor liberado para compras a prazo por parte do vendedor.


Existe também uma aba exclusiva para o agente vendedor, onde podem ser definidas as metas de venda do vendedor em questão. Esta aba possui os seguintes campos:

Ativações – Meta de ativação de novos clientes.

Faturamento – Meta de valor financeiro de vendas.

Mix de produtos – Código do Mix de produtos deste vendedor.

Utilitários agentes

Na tela de 'Classificação dos agentes' é possível transformar o agente em cooperado ou cliente e em fornecedor, transportador, vendedor e Gerente de vendas, apenas marcando o check-box ao lado da classificação desejada. O agente pode estar classificado ao mesmo tempo em todas as classificações, somente “Cliente” e “Cooperado” que será um ou outro. O restante das opções podem estar marcadas todas ao mesmo tempo, conforme necessário.

No sistema nunca serão cadastrados dois agentes iguais. O cadastro do agente sempre será único, basta localizar o agente, cadastrado anteriormente na pesquisa rápida e classificá-lo adequadamente.


Saiba mais sobre Sub cadastros de agentes.

Artigos relacionados