Correção monetária de títulos

Objetivo: informar nos documentos de marketing as taxas para correção monetária dos títulos, essas taxas podem ser preenchidas manualmente ou automaticamente conforme configurações prévias. Ao quitar um título ou emitir relatórios de contas pendentes, os valores serão atualizados para uma data definida pelo usuário.



Configurações para Correção Monetária de Títulos


 Acesso: 'Módulos >> AgrotisOne >> Configurações >> Configurações Gerais' aba 'Taxas Correção Títulos'


Tipo de cálculo:

  • Base de dados: todas as empresas da base utilizarão as mesmas taxas padrão para correção de 'Contas a Receber'.
  • Filial: as taxas serão preenchidas individualmente para cada empresa no cadastro de filiais nos campos 'Juros por atraso', 'Multa por atraso', 'Desconto por pontualidade' e Desconto por Antecipação'.


 Acesso: Módulos >> Administração >> Definição >> Finanças >> Filiais


Taxas:

  • Desconto de antecipação: o título será atualizado para uma data anterior a data de vencimento, poderá ser informado se o cálculo será com desconto simples ou composto.
  • Desconto por pontualidade: caso a baixa do título seja com data anterior ou igual ao vencimento, será concedido o desconto por pontualidade.
  • Juros por atraso: o título será atualizado para uma data posterior a data de vencimento, também poderá ser informada se o cálculo será com juros simples ou juros compostos.
  • Multa por atraso: será aplicado caso o título seja quitado após a data de vencimento.

Utilizar pontualidade no item: caso seja marcada essa opção, para cada item do documento de marketing (Pedido de venda, Nota Fiscal de Saída, etc), é possível informar o percentual de desconto por pontualidade ('Tx Pontualidade), onde o sistema fará uma média para chegar no percentual total da nota baseado em cada um dos itens.


 Exemplo 1: Nota Fiscal de Saída


Configurações no Cadastro de Parceiro de Negócios


Na aba 'AgrotisOne' do 'Cadastro de Parceiros de Negócios' foi colocado os campos para informar as taxas exclusivas para um determinado PN e a origem dessas taxas.


 Acesso: 'Módulos >> Parceiros de Negócios >> Cadastro de parceiros de negócios' aba 'AgrotisOne'


Para Clientes as taxas poderão ser preenchidas automaticamente no documento de marketing, conforme as seguintes opções:

  • Taxa padrão: traz as taxas informadas na tela de ‘Configurações Gerais’ ou da tela de ‘Filiais – Configuração’, depende da escolha do 'Tipo de cálculo';
  • Taxa por 'Grupo de PN': traz as taxas informadas na tela de ‘Grupos de clientes – Definição’. A tela trará as colunas para cadastrar as taxas bastante semelhando à tela de ‘Filiais – Configurações’. 


 Acesso: 'Administração >> Definição >> Parceiros de negócios >> Grupo de clientes


  • Taxa por Parceiro de Negócio: traz as taxas informadas diretamente no cadastro do parceiro de negócio.

No caso de Fornecedores poderá ser por 'Grupo de PN' ou 'Taxa por Parceiro de Negócio'.


Preenchimento das Taxas no Documento de Marketing


Ao lançar um documento de marketing, as taxas da aba ‘AgrotisOne’ serão preenchidas automaticamente conforme as configurações definidas anteriormente.

Se necessário, essas taxas poderão ser alteradas mesmo após o documento de marketing ser incluído no SAP, bastando acessar o documento e fazer a alteração. Essas taxas serão utilizadas para corrigir os títulos pendentes.


 Acesso: 'Módulos >> Vendas >> Nota Fiscal de Saída' aba 'AgrotisOne'


Baixa de Contas a Pagar ou Receber


Baixa com seleção manual de títulos: nas telas de 'Contas a Receber' (Acesso: Módulos >> Banco >> Contas a receber >> Contas a receber), ou 'Contas a Pagar' (Acesso: Módulos >> Banco >> Contas a pagar >> Contas a pagar), ao selecionar um título para fazer a baixa o mesmo será atualizado para a data da baixa conforme as taxas e o vencimento, ao inserir a baixa o sistema fará a contabilização na conta de juros ou desconto. Observação: Não será possível diferenciar as contas para os valores de multa e juros, ou antecipação e pontualidade. Os valores são lançados em uma única conta, conforme o caso.

Baixa com seleção automática de títulos: está disponível a opção de baixar títulos informando um valor total a ser quitado. Com isso, o sistema irá selecionar automaticamente os títulos que serão quitados conforme o total informado. Basta informar o valor no campo ‘Total Receber’ e apertar [Tab].

O sistema seleciona os títulos e demonstra o valor que está sendo quitado de cada título na coluna ‘Pagamento total’. O valor que excede do primeiro título quitado já considerando suas taxas é usado para quitar o título seguinte, e assim por diante. Se o valor informado não quita completamente o título, o sistema sempre fará uma baixa parcial, deixando o saldo restante pendente.

Os valores de acréscimo e desconto são apresentados percorrendo a linha de cada título e o total desses valores nos campos ‘Total Descontos’ e ‘Total Acréscimos’:

Inicialmente, o SAP apresenta os títulos ordenados por ‘Data de vencimento’. Mas a ordenação pode ser alterada com clique duplo na coluna desejada, antes do valor total ser informado.