Processo da indústria de Produção Programada

Problema

Como é realizada uma produção programada no Módulo Indústria?

Solução

Este processo é utilizado quando a empresa necessita agendar antecipadamente a produção para atender o cliente.



1. Configurações necessárias para o processo:

a) Modelo de Produção


Na Configuração do Modelo de Produção (Módulos >> Indústria >> Cadastro >> Modelo de Produção..), é necessário configurar as operações de produções para que utilizem o estoque, na tela de ‘Gestão de Senhas’, conforme a imagem abaixo:


IMPORTANTE: Este processo deve ser acompanhado pelo Gerente de Contas, em virtude das movimentações de Estoque da empresa.


b) CFOP

A CFOP do pedido para a utilização do estoque precisa estar configurada na tela de ‘Grupo de Operação’ (Arquivo >> Tributação >> Grupo de Operação..).

Para saber qual é o grupo de operação, acessar Preferências >> Mod Indústria.., na opção “[Pedido] Código do grupo de operação de pedido”, conforme imagem abaixo:



c) Tipo de Negociação

O Tipo de Negociação da CFOP de Pedido deve ser informada no menu ‘Preferências’:




2. Pedido de Venda

Criar um novo Pedido de venda, na tela de ‘Pedido de venda fábrica’:



Ao ser simulado, o pedido irá para a tela ‘Gestão de Pedido’ (Módulos >> Indústria >> Operações >> Gestão de pedidos/senhas..)

OBS: É preciso configurar em que momento do processo a informação aparecerá na tela de ‘Gestão de Pedido’ em Preferências >> Mod Indústria).



3. Gestão de Pedidos/Senhas

Selecionar o pedido e clicar no botão [Novo lote de entrega]. Em seguida, será apresentada a tela abaixo:



Nesta tela, é necessário informar a data que será produzida a mercadoria. Esta informação aparecerá na tela de ‘Gestão da Produção’.

No quadro ‘Programação da retirada’ também informar a data da retirada do produto, que deve ser no mesmo dia da produção ou posterior.


Na tela de ‘Gestão de Pedidos/Senhas’, na aba ‘Lotes de entrega finalizados’, selecionar o pedido e teclar [Enter], informar a senha para agendamento e teclar [Enter] novamente. Em seguida será apresentada a tela como abaixo, confirmar a data de agendamento e clicar em [Agendar].



Após este processo, a senha é agendada para entrega, sendo apresentada na aba “Carregamento agendado (senhas)”. As colunas ‘Balança’ e ‘Faturamento’ ficaram ativos para que o usuário responsável realize as respectivas liberações. Clicar no botão [Liberar] em ambos.



OBS: Para que o botão [Liberar] fique ativo nas colunas de ‘Balança’ e ‘Faturamento’ é preciso liberar a permissão em “Preferências >> Mod Indústria..”, na opção “[Comercial] Habilitar liberação de pesagem e faturamento para senhas”, conforme imagem abaixo:



IMPORTANTE: Só será possível liberar o ‘Faturamento’ desta senha depois que a área de produção finalizar a OP do produto.



4. Balança

Acessar a tela de balança em “Módulo >> Indústria >> Operações >> Balança..”.





Esta tela apresenta a senha criada na tela de ‘Gestão de Senhas’, selecionar a senha para informar o Motorista e sua transportadora, caso houver. Após este cadastro é realizada a pesagem da entrada do caminhão, campo ‘Tara’ e posteriormente sua saída, campo ‘Bruto’.



5. Faturamento de Senha

Acessar a tela de ‘Faturamento de senhas’ em “Módulos >> Indústria >> Operações >> Faturamento de senhas de produção…”, onde será apresentado o pedido para faturamento. Informar a CFOP e clicar em [Gerar].

A transação para emissão de NF é gerada. Após realizar o faturamento da mesma, deve ser feita a finalização da senha clicando em [Finalizar Senha].




6. Tela de ‘Gestão da Produção’

No processo de Produção Programada, as informações poderão ser visualizadas na tela de 'Gestão da Produção' (Módulos >> Indústria >> Operações >> Gestão da Produção..), para realizar a produção da senha e com isto permitir que o comercial possa realizar a liberação do Faturamento.

A aba ‘Produção Agendada para Hoje’ mostra apenas as produções de finitas para o dia atual, que precisam ser finalizadas.



Acessando a aba ‘Planejamento de Produção’ em seguida a aba ‘Agenda de Produção’ é possível inserir um período das programações já agendadas e com isto fazer um planejamento da produção, antecipando ou postergando alguma produção já agendada. Conforme na imagem abaixo:


Artigos relacionados