Processo da indústria utilizando estoque disponível

Problema

Como é realizado o processo de indústria utilizando estoque disponível?

Solução

O processo de utilização de estoque disponível é realizado normalmente quando acontece uma devolução do produto acabado, ou quando a empresa possui o processo de Ordem de produção Avulsa.


1. Configurações necessárias para o processo:

a) Modelo de Produção

Na Configuração do Modelo de Produção (Módulos >> Indústria >> Cadastro >> Modelo de Produção..), é necessário configurar as operações de produções para que utilizem o estoque na tela de ‘Gestão de Senhas’, conforme a imagem abaixo:



IMPORTANTE: Este processo deve ser acompanhado pelo Gerente de Contas, em virtude das movimentações de Estoque da empresa.


b) CFOP

A CFOP do pedido para a utilização do estoque deve ser configurada na tela de Grupo de Operação (Arquivo >> Tributação >> Grupo de Operação..).

Para saber qual é o grupo de operação, entrar em “Preferências >> Mod. Indústria..”, na opção “[Pedido] Código do grupo de Operação de pedido”.


c) Tipo de negociação

O Tipo de Negociação da CFOP de pedido deve ser informada no menu 'Preferências', em "[PEDIDO] Código do tipo de negociação para pedido NORMAL".



2. Pedido de venda

Criar um Pedido de venda, na tela ‘Pedido de venda fábrica’.



Ao simular o pedido, ele irá para a tela de ‘Gestão de Pedidos’ (Módulos >> Indústria >> Operações >> Gestão de pedidos/senhas..).


OBS: Verificar em que momento do processo a informação aparecerá na tela de ‘Gestão de Pedidos’ (Preferências >> Mod. Indústria..).




3. Gestão de Pedidos/Senhas

Selecionar o pedido e clicar no botão [Novo lote de entrega], em seguida, será apresentada a tela abaixo:



É possível verificar no campo ‘Saldo Disponível’, que o produto possui estoque a ser utilizado para a entrega.

Informar no campo abaixo a opção de ‘Utilizar saldo de Disponível’, e no campo programação informar a data da retirada.

Ao confirmar a ‘Quantidade’, abrirá uma nova tela para a escolha do lote, apenas caso o produto seja controlado por Lote e tenha mais que um Lote a ser escolhido.



OBS: O Sistema reservará a quantidade pelo Lote mais próximo a vencer (campo ‘Validade’), mas o usuário pode alterar os lotes a serem entregues.

Na aba ‘Lotes de entrega finalizados’, selecionar o pedido e teclar <Enter>. Em seguida, informar a senha para agendamento e teclar <Enter> novamente, em seguida será apresentada a tela como abaixo, confirmar a data de agendamento e clicar em AGENDAR.



Após esse procedimento, a senha é agendada para entrega que é apresentada na aba ‘Carregamento agendado (senhas)’, as colunas ‘Balança’ e ‘Faturamento’ ficaram ativos para que o usuário responsável realize as respectivas liberações. Clicar em [Liberar] em ambos.



OBS: Para que o botão [Liberar] fique ativo nas colunas de ‘Balança’ e ‘Faturamento’ é preciso liberar a permissão em “Preferências >> Mod Indústria..”, na opção “[Comercial] Habilitar liberação de pesagem e faturamento para senhas”.


4. Balança

Acessar a tela de balança em “Módulo >> Indústria >> Operações >> Balança..”.



Esta tela apresenta a senha criada na tela de ‘Gestão de Senhas’, selecionar a senha para informar o Motorista e sua transportadora, caso houver. Após este cadastro é realizada a pesagem da entrada do caminhão, campo ‘Tara’ e posteriormente sua saída, campo ‘Bruto’.



5. Faturamento de Senha

Acessar a tela de ‘Faturamento de senhas’ em “Módulos >> Indústria >> Operações >> Faturamento de senhas de produção…”, onde será apresentado o pedido para faturamento. Informar a CFOP e clicar em [Gerar].

A transação para emissão de NF é gerada. Após realizar o faturamento da mesma, deve ser feita a finalização da senha clicando em [Finalizar Senha].

 

Artigos relacionados