Business Intelligence - Análise de Faturamento

Problema

Como é realizada a análise de faturamento no sistema Gerencial?

Solução

1. Ao acessar o menu 'Gerencial >> Business Intelligence >> Análise de faturamento…', será aberta a tela de 'B.I sobre transações':


2. Nesta tela devemos informar os filtros que queremos fazer para analisar as informações referentes aos dados de faturamento:

    • Data Inicial e Data Final;

    • CFOP ou grupo de CFOPs – para filtrar somente transações sobre vendas, pedidos ou compras;

    • Grupo de Empresas – Matriz, filial ou o grupo empresarial por um todo;

    • Custo de referência – Custo médio, Custo médio real, Custo gerencial Futuro, ou qualquer custo que seja usado como custo para cálculo de relatório.


3. Depois de preencher os filtros desejados, clicar no botão FILTRAR e o sistema irá gerar o relatório para que seja possível realizar as análises.




4. Acima dos dados existe uma barra de ferramentas com os campos que são possíveis de se inserir no relatório, basta clicar e arrastar para ter estas informações (horizontal ou vertical). Caso queira excluir algum campo do relatório, basta clicar, segurar e voltar com o campo para a barra de ferramentas.


5. Caso queira saber qual foi o valor de vendas dos vendedores por grupo de produtos, basta arrastar os campos 'Vendedor' e 'Grupo' para o relatório que ele realizará o filtro desta informação.




6. Caso queira descobrir qual foi o vendedor que teve maior valor em vendas, basta clicar no campo 'Valor' da coluna 'Total', que o relatório irá organizar de maneira crescente ou decrescente, conforme desejado.

 



7.  Para adicionar o valor do custo e lucro referente a estas vendas, clicar no botão que apresenta uma lupa com um símbolo de soma chamado Summary Settings (indicado ao lado esquerdo na próxima tela).

 



8.  Nesta tela é onde habilitamos os campos 'Quantidade', 'Custo', 'Lucro/Prejuízo', 'Percentual de lucro/prejuízo'. Basta selecionar o campo que ele será inserido no relatório.


9. Desta forma, é possível visualizar qual foi a lucratividade de cada vendedor em relação a suas vendas. Sabemos que nem sempre o maior valor de vendas significa que são as vendas mais rentáveis.



Ao parar o mouse em cima de alguma coluna, as células são pintadas de acordo com o diagrama de pareto, onde as quais estiverem pintadas de vermelho são os valores mais relevantes ou aqueles que destoam dos demais - neste caso indica os que tiveram as vendas muito acima dos demais -, e as azuis são as menos relevantes.


OBS: Para cada modelo criado, é possível salvar o mesmo para usar posteriormente, para isso, clique sobre a opção [>>] do lado esquerdo da tela, clique no disquete informe o nome a ser salvo o modelo:

Artigos relacionados