Modelo de relatório personalizado

Problema

Como criar um modelo de relatório personalizado?

Solução

Acessar o relatório que deseja padronizar para consultas futuras.

Como exemplo, está sendo utilizado o menu: 'Financeiro >> Receber >> Listagem de contas...'.

Primeiramente, desmarcar a opção “Ocultar contas originadas de cheques devolvidos ou resgatados” na parte inferior da tela. Em seguida, clicar na dropdown ao lado dos modelos de relatório, na parte superior da tela. E selecionar a opção NOVO..


Na tela apresentada, definir um nome para o modelo do relatório no campo 'Nome do modelo' e, no quadro esquerdo da tela, selecionar a opção “cbOcultarChequesDevolvidos”. No meio da tela, pressionar o botão com o sinal  [ > ]  para enviar a opção para o quadro, no lado direito da tela. Após esse processo, pressionar o botão [Salvar].


No campo 'Página', é possível alternar entre as abas 'Filtros' e 'Opções de visualização' do relatório selecionado. Também é possível fazer o mesmo relatório, agora com a opção “Ocultar contas originadas de cheques devolvidos ou resgatados” selecionada, para quando ser necessário gerar o relatório ocultando os cheques devolvidos.

O sistema também permite bloquear o acesso ao relatório padrão à todos os grupos de usuários e liberar o acesso à esses novos relatórios aos usuários que precisam dessas informações. Dessa forma sempre será preciso escolher entre o relatório com a opção desmarcada ou não.


OBS: Essa possibilidade de criar relatórios personalizados está presente em todos os menus de relatórios, basta localizar a opção 'Modelos' na parte superior da tela. Para selecionar o relatório criado, no mesmo campo 'Modelos', selecionar o nome do relatório definido anteriormente.

Artigos relacionados