Business Intelligence - Análise Comparativa

Problema

Como configurar no BI de análise de faturamento, por Ranque, comparando, por exemplo, o produto mais vendido e o cliente com maior valor faturado.

Solução

No BI de análise de Faturamento, é possível configurar a análise por Ranque, demonstrando por exemplo os clientes em ordem de valor maior de compra, ou produto em ordem dos mais vendidos.

Para isso, será demonstrados alguns exemplos abaixo:

1. Ao acessar o menu 'Gerencial >> Business Intelligence >> Análise de faturamento…', será aberta a tela de 'B.I sobre transações':

2. Nesta tela devemos informar os filtros que queremos fazer para analisar as informações referentes aos dados de faturamento:

    • Data Inicial e Data Final;

    • CFOP ou grupo de CFOPs – para filtrar somente transações sobre vendas, pedidos ou compras;

    • Grupo de Empresas – Matriz, filial ou o grupo empresarial por um todo;

    • Custo de referência – Custo médio, Custo médio real, Custo gerencial Futuro, ou qualquer custo que seja usado como custo para cálculo de relatório.


3. Neste exemplo vamos analisar as vendas de um determinado período, informando o grupo de CFOP de venda:




 4. Realizar o filtro somente dos produtos, arrastando o grupo de produto e deixando somente o filtro por produto:




5. Analisar o produto mais vendido no mês baseado no valor total de venda deste período, realizado a configuração abaixo:

Clicar com o botão direito do mouse sobre a opção "Soma", e selecione a opção "Ranque Col.".




Após selecionar essa opção, serão demonstrados os produtos, conforme o mais vendido, apresentando na coluna 'Ranque col', conforme abaixo:



6. Utilizar as mesmas configurações, mas agora analisando as vendas por clientes, arrastando a opção "Agentes", para o lado esquerdo da tela. Será apresentado o valor de vendas de cada cliente:



Com a mesma opção de "Ranque col." selecionada, é possível visualizar os clientes por ondem do mais vendido, ou do menos vendido.


OBS: Para cada modelo criado, é possível salvar o mesmo para usar posteriormente, para isso, clicar sobre a opção [>>] do lado esquerdo da tela, clicar no disquete informar o nome a ser salvo o modelo:



Artigos relacionados