Cálculo do CIAP

Problema

Como realizar ao cálculo do CIAP?

Solução

O CIAP é utilizado como controle para créditos do Ativo Imobilizado.

Compõe o CIAP créditos do ICMS destacados na Nota Fiscal assim como o Diferencial de Alíquota pago por Imobilizados adquiridos em outros estados da Federação como também o ICMS ST destacado na NF. Soma-se todos estes e encontra-se o valor final para razão.

Após encontrar a razão, ou seja, o valor permitido a creditar-se mensalmente é possível obter o índice encontrado através da divisão feita nas vendas do valor total da Base de Cálculos pelo valor total do Valor Contábil desconsiderando a Substituição Tributária.

No sistema Agrotis Contábil deverão ser realizados as seguintes configurações:

Preferências

Deverão ser preenchidas os campos referentes as contas de crédito e débito para lançamento do CIAP-ICMS, acessando o Preferências e buscando por "ciap".


1) Acessar 'Controle Patrimonial >> CIAP >> Agentes…':

Nesta tela deverá ser cadastro o agente (Fornecedor) da nota fiscal que dará origem ao cálculo do CIAP.




2) Acessar 'Controle Patrimonial >> CIAP >> Nota de Entrada…'

Nesta tela deverá ser preenchidas as informações referentes a nota fiscal de entrada que do bem que dará direito ao crédito do CIAP-ICMS.




3) Acessar 'Controle Patrimonial >> Bens e direitos…'

No cadastro do bem deverá ser informado o código da nota de entrada cadastrado anteriormente, bem como o código do produto, a ordem e os valores referente ao ICMS destacado na NF e caso seja uma aquisição de fora do estado também deverá preencher o valor do diferencial de alíquota.

É importante que o bem tenha a informação referente a qual filial pertence para que o cálculo do CIAP possa ser finalizado.




4) Em 'Controle Patrimonial >> CIAP >> Gerar CIAP…' será feito o cálculo do CIAP. Para isto, deverão ser preenchidos os campos abaixo:

   a) Mês/ Ano – período que será feito o cálculo do ICMS-CIAP;

   b) Filial – unidade correspondente;

   c) Total Saídas– Total valor Contábil (Ex.: 5102 + 5405 + 6102);

   d) Total tributado - Total base de Cálculo do ICMS;


Após o preenchimento das informações acima, basta clicar em GERAR CIAPS selecionando o período desejado.

O sistema fará o cálculo conforme o preenchimento do valor de ICMS e diferencial informado no cadastro do bem (tela anterior).





5) Após o término do cálculo, o usuário poderá criar o lançamento referente a contabilização do CIAP, informando a data do lançamento e para qual lote o mesmo será destinado.

Clicar em 'Lançamento'. O sistema contabilizará levando em consideração as contas cadastradas no preferências (primeira tela).



Artigos relacionados