Funcionalidade para gerar apontamento do módulo Produtor Rural

Problema

Como é possível gerar apontamentos no módulo Produtor Rural?

Solução

A partir da versão 327 existe uma nova funcionalidade que obriga o usuário a realizar o apontamento ao simular a transação. Agora, com as devidas parametrizações, é possível já na entrada da nota (transação) realizar o apontamento para veículo(s). Portanto ao cadastrar a transação, no momento da simulação o sistema abrirá a tela de vínculo de unidades no apontamento, criando de forma automática o mesmo.

Para isso, no cadastro da CFOP, na aba 'Fazenda', liberou-se a opção “Obrigar a geração de apontamento(s) para veículo(s)”. Ao selecionar esta opção aparecerá outro campo 'CFOP para fazer o apontamento' onde deverá ser informado o código da CFOP de apontamento. Abaixo seguem as parametrizações necessárias para que se habilite esta nova funcionalidade e um exemplo de como será a rotina:

Acessar: 'Arquivo >> Tributação >> Natureza de operação…' (ou ícone de acesso rápido [CFOP]), buscar a CFOP que será obrigatório o apontamento através da transação (neste caso a CFOP 1556 de Compra de Uso e Consumo).



Na CFOP que será criado o apontamento é necessário as seguintes parametrizações:



OBS: Caso estas operações movimentem saldo, para que seja possível utilizar desta nova funcionalidade, na CFOP de entrada da nota a movimentação do saldo deve estar já na “Etapa 2”.



EXEMPLO:

Acessar: 'Entradas >> Cadastro…', botão carrinho vermelho.



Ao simular abre-se a seguinte tela:



O campo da 'Qtd a vincular' já vem preenchido com o valor da 'Qtd disponível', caso seja um único vínculo basta clicar em selecionar, abrindo então o apontamento para indicar o veículo:




Após indicar o veículo e realizar o apontamento a transação é simulada.


OBS 1: Caso na mesma nota seja feito o vínculo para mais de um veículo, ou seja, que será necessário criar mais de 1 apontamento, o mesmo processo se repete. Portanto ao realizar o primeiro apontamento com uma quantidade inferior ao total da transação ele abre novamente a tela pedindo para vincular a quantidade disponível, criando outro apontamento da mesma forma.

OBS 2: Caso, em qualquer momento, a tela de apontamento seja fechada ou não seja realizado, esse apontamento é excluído e a transação não é simulada. Se é o caso da observação 1, por mais que já tenha sido realizado algum apontamento, estes também serão excluídos.

Artigos relacionados