Criar percentuais diferentes para cobrança de serviços para diferentes agentes

Problema

Como criar percentuais diferentes para cobrança de serviços no módulo armazenagem para diferentes agentes?

Solução

Para os armazéns graneleiros que tem parametrizadas as cobranças de serviços através do modelo configurável nas preferências 'Tipo de cobrança para serviços prestados',  existe a possibilidade de criar coeficientes diferentes para diversos agentes para cobrar um determinado serviço prestado. Ou seja, é possível ter uma tabela de cobrança de serviços padrão, porém, também permite criar exceções a essa regra caso eu deseje para determinados agentes.


Para isso, é necessário ter um serviço devidamente parametrizado, através do menu “Módulos >> Armazenagem >> Serviços >> Configuração de cobrança de serviços..”. Neste exemplo foi criado um serviço para “Limpeza” de grão com uma taxa padrão de R$1,00 por saca de 60 kgs:


Por se tratar de um produtor estratégico para a minha empresa, será realizado um desconto de 50% na cobrança do serviço. Para que o sistema possa calcular automaticamente essa exceção, primeiramente na tela de 'Configuração de cobrança de serviço', é necessário marcar o checkbox “HABILITA COEFICIENTE PARA TAXA”.

Em seguida, acessar o menu “Módulos >> Armazenagem >> Cadastros >> Coeficientes para cobrança de taxas..”, nesta dela deve-se preencher os campos, 'Agente', 'Subagente', 'Produto', 'Validade', 'Tipo de Taxa' e 'Coeficiente'. Será seguido o exemplo citado acima e para preencher da seguinte forma:


IMPORTANTE: O cálculo do coeficiente pode ser tanto para diminuir o valor da cobrança como para aumentar. Basta pegar a porcentagem a ser descontado ou acrescida e dividir por 100. Exemplo:

50% de desconto = 50 / 100 = 0,50


Para o caso de acréscimo, a fórmula consiste em somar a porcentagem a ser acrescida a 100 e depois dividir o resultado por 100:


50% de acréscimo = 50 + 100 = 150 / 100 = 1,50


Feito isso, o serviço para este agente será calculado de acordo com o coeficiente criado, até a sua data de validade.

Artigos relacionados