Planejamento de safra

Problema

Qual é o processo para a configuração da tela de 'Planejamento de Safra' do Módulo Produtor Rural?

Solução

A tela de 'Planejamento de Safra' é onde o produtor definirá toda sua safra, vinculando talhões com as atividades que serão realizadas para uma determinada safra.

Ela pode ser acessada em: "Produtor Rural >> Planejamento Safra…"


O único filtro encontrado nesta tela é o da Safra.


É importante ressaltar que o Grid desta tela é dinâmico, ou seja, é possível personalizá-lo como quiser, movendo as colunas e montando chaves, conforme observa-se na imagem a seguir:


Repare que foi montado uma “árvore” das informações selecionadas para visualizar em chave.


Também é possível alterar a ordem das colunas: 


Importante: se deseja-se sempre abrir esta tela nas configurações montadas da grid, é necessário salvá-las conforme demonstrado nas imagens seguir:


Clicar com o botão direito do mouse na grid configurada do modo que deseja salvar: 


Aparecendo então as seguintes mensagens:

  

1. O que o sistema traz

Ao selecionar uma safra que possui algum vínculo com uma empresa no cadastro da safra, o sistema traz apenas o subagente (quando este tem talhão cadastrado) vinculado aquela empresa.

Quando a safra selecionada não possuir nenhum vínculo com empresa no cadastro da safra, o sistema puxa todos os subagentes que possuem pelo menos 1 talhão cadastrado no sistema, este cadastro dos talhões observa-se em: "Arquivo >> Agentes >> Cliente..."




Após filtrar pela safra no planejamento de safra temos a seguinte tela:


 


Abrindo a chave da Fazenda Barigui temos os talhões cadastrados para o subagente:



Nesta tela tem-se as informações dos talhões (cadastrados no subagente) e subtalhões, das atividades, situação da colheita, data de início da safra, data final da safra e a previsão de produtividade.


2. Vínculos a serem feitos

     2.1 Primeiro vínculo a ser feito nesta tela é na coluna 'selecionado'



 

Ao assinalar o checkbox o sistema entenderá que este talhão estará presente na safra em questão. Isto libera na hora de realizar qualquer rateio para a safra em que se seleciona um talhão em específico, assim como na hora de realizar apontamentos e romaneios. Nota-se que, automaticamente, ao indicar que o talhão está presente na safra em questão, o campo 'Situação colheita' se altera para pendente.




 

     2.2 Vinculando a uma atividade:


Após selecionado os talhões que farão parte da safra em evidência, o usuário pode vincular esses talhões a uma atividade. Isto pode ser feito talhão por talhão (individualmente), através do campo 'cód. atividade'. Digitando o mesmo ou com um duplo clique, abre-se a tela das atividades, conforme imagem a seguir:



Também é possível selecionar uma atividade para múltiplos talhões uma única vez. Clicando em 'Alt. Atividade', o sistema abre uma janela onde lista TODOS os talhões que estão SELECIONADOS para a safra em evidência. Em seguida é necessário selecionar os talhões que deseja adicionar/alterar a atividade, jogando estes para a parte inferior da janela. Ao final, é necessário clicar em SELECIONAR, conforme imagem a seguir:

 


Após clicar em SELECIONAR abre-se a tela para informar qual atividade será realizada nestes talhões:






    2.3 Vinculando a uma previsão de produtividade:

Este vínculo deve ser feito talhão por talhão, digitando o valor da previsão, em sacos por hectare (sc/ha).




     2.4 Situação Colheita:

Nesta coluna, conforme dito anteriormente, quando o talhão é assinalado para estar presente na safra, este campo muda para 'Pendente'. Ao dar entrada no primeiro romaneio selecionando o talhão, este campo muda automaticamente, para 'Colhendo'.

Ao término da colheita, o usuário deve voltar nesta tela de Planejamento de Safra e alterar manualmente este campo para 'Colhido'. Desta forma o sistema não permitirá mais a entrada de romaneios para este talhão, evitando super produtividade para o mesmo. Também, somente após a alteração deste campo para 'Colhido' que o sistema calculará a média real de produtividade deste talhão na tela de Análise de Safra.




3. Criando sub-talhões

Com o botão direito do mouse, clicar em cima do talhão que será dividido e clicar em 'Criar sub-talhões':




Em seguida, aparecerá a seguinte tela, onde deverá ser informado o número de sub-talhões ALÉM DO TALHÃO ORIGINAL:



Por exemplo: se deseja-se criar três sub-talhões, na tela anterior informarei o número 2, pois, dentre eles está contabilizado o talhão original.

Logo, na seguinte tela eu informo a área do sub-talhões:





Repare que o checkbox ficou diferente, isto é um indicador de que este talhão possui sub-talhões:



O que difere? Por exemplo, um indivíduo não pretende plantar um talhão por completo, então ele pode criar sub-talhões e indicar os que plantou, tirando a flag daqueles que não participaram da safra. Outro caso é quando alguém quer plantar culturas/variedades diferentes dentro do mesmo talhão, então faz-se a sub-divisão, indicando como será definido.


OBS.: não é obrigatório definir todos os parâmetros antes de iniciar a safra, o importante é indicar que o talhão estará presente nela, assim será liberado os apontamentos/rateios para este talhão naquela safra. Da mesma forma que é possível estar alterando estas informações posteriormente.


IMPORTANTE: todas as alterações de safra, atividade, talhão, sub-talhão e área do talhão terão impacto nos apontamentos e lançamentos financeiros que já foram realizados. Essas alterações terão que ser reprocessadas através da tela 'Reprocessamento de rateios'.


DICA: o campo 'subtalhão' é aberto para digitação, onde teoricamente o usuário colocaria o nome do subtalhão. É recomendado que o usuário preencha este campo com o nome da cultivar que será plantada, pois isto auxilia a análise posteriormente.

Artigos relacionados