Devolução de produtos

Problema

Como realizar a devolução de produtos através do sistema gerencial Agrotis?

Solução

1) Para realizar a devolução de produtos devemos acessar o ícone do carrinho verde, representando uma saída. Neste exemplo estamos realizando a devolução de uma entrada feita sem pedido de compra, portanto iremos utilizar a CFOP 5202 (neste exemplo), desta forma o ícone vincular será habilitado. Caso seja uma devolução de venda, onde o cliente emitiu uma nota fiscal eletrônica, os campos "Modelo", "Série" e "Chave NFe", devem ser preenchidos de acordo com a nota fiscal.



2) Clicando no ícone "Vincular", as transações de entrada serão habilitadas automaticamente. Desta forma, a transação em que houve a devolução poderá ser selecionada.



3) Acessando o ícone de produtos, na tela da transação, a aba 'itens a escolher' estará habilitada para que os produtos devolvidos sejam selecionados.



4) Após selecionar o produto (na aba 'Itens da NF'), a quantidade devolvida deverá ser informada no campo quantidade. 



5) Para finalizar a devolução a devolução de uma compra, basta aprovar e emitir a nota fiscal para o fornecedor, para envio da informação ao Sefaz e para que as quantidades sejam ajustadas no estoque. Caso seja uma devolução de venda, em situações onde o seu cliente emitiu uma nota fiscal eletrônica, basta aprovar e simular a transação para que as quantidades sejam ajustadas no estoque. Já em devolução de venda, onde o cliente não pode emitir uma nota fiscal eletrônica, a nota deve ser emitida, como a nota de devolução de compra, para envio da informação ao Sefaz e para que as quantidades sejam ajustadas no estoque.

Artigos relacionados