Contabilidade Rural (fiscal)

Conteúdo

Este manual se trata sobre configurações no Sistema Gerencial e no Módulo Contábil. Serão expostas as principais configurações necessárias para a contabilização fiscal automática para a obtenção do resultado esperado, tendo como principal finalidade a visualização das informações pelo Livro Caixa visando a declaração do imposto de renda PF.

Para iniciar a utilização do Sistema Contábil, antes são necessárias algumas configurações no gerencial como preferências, modelos de lançamentos e grupos de produtos, bem como o lançamento manual da contabilidade fiscal no caso de títulos avulsos.

CONFIGURAÇÃO NO SISTEMA GERENCIAL

Preferências

1) Na categoria ‘Produtor Rural’, deverá ser informado o caminho da base de dados do contábil:

2) Na aba ‘Contábil’, na opção abaixo deverá estar marcada como [Sim] para que o sistema contabilize automaticamente os títulos lançados avulso no sistema.

3) Na aba ‘Produtor Rural’, na opção abaixo deverá marcar como [Sim] para a contabilização automática de lançamentos fiscais.

4) Para que o menu ‘Produtor Rural’ esteja habilitado para uma filial deverá estar marcada como empresa fazenda.

Obs.: O que distingue de uma empresa PJ será o CPF vinculado a licença do módulo produtor rural.


Inscrição de Produtor Rural

Deverá ser cadastro o condomínio e todos os proprietários que compõem o mesmo através do caminho: “Produtor Rural >> Inscrição de produtor rural...

Modelos de lançamentos

Nos modelos de lançamentos já existentes devem ser configurados um lançamento especifico para a Contabilidade Fiscal, ou seja, uma linha para realizar o lançamento que será exportado exclusivamente para o módulo contábil pelo Regime de Caixa.

Para este cadastro, deverá ser utilizado uma variável padrão para a contabilização das receitas e despesas conforme o grupo de produtos que está sendo utilizado na transação, conforme exemplo abaixo:

Grupos de produtos

Para que o sistema realize de maneira automática a contabilização fiscal, da mesma forma que é feita a contabilidade gerencial também deverá ser criada a variável no grupo de produtos contendo a conta que será contabilizada.

Ao dar um duplo clique no campo ou F2 para buscar a conta o sistema abrirá o plano de contas da PF (integração automaticamente realizada com o módulo Contábil).

Plano de Contas

No plano de contas do Gerencial para as contas de caixa e banco deverão estar vinculadas ao condomínio, cadastrado no caminho “Produtor Rural >> Inscrição de produtor rural...”:



CONFIGURAÇÕES NO MÓDULO CONTÁBIL


Produtor Rural

Uma Fazenda ou Propriedade Rural, pode ter como proprietário apenas uma pessoa física ou várias. Uma pessoa física, pode ter participação em uma propriedade ou várias. O nosso sistema permite que os lançamentos sejam efetuados em propriedades distintas, mas em um único CPF ou Produtor Rural cadastrado. Para isso, deve-se cadastrar o produtor pelo caminho: “Contabilidade Rural >> Fiscal/CPF >> Produtor Rural...”:

Este cadastro é único e será visível em todas as Fazendas cadastradas.

Para cada Produtor Rural é possível cadastrar Planos de Contas Diferentes ou importar de um produtor existente e que já possua. Para isso, usa-se o botão [Pl. Contas] localizado no menu do lado esquerdo da tela do Produtor Rural.

Inscrição Fiscal por Propriedade

Quando cadastrados os produtores é necessário definir quais são os participantes de cada propriedade rural, bem como sua participação.

Para definir os produtores da fazenda, clicar no botão [NOVO], informar o código do produtor no campo ‘Proprietário’ e a sua participação na propriedade rural, conforme exemplo a seguir:

Se a propriedade pertencer 100% a um único produtor, informar o mesmo e a participação de 100% na mesma.


Lançamentos Simples

Os lançamentos contábeis para as empresas que utilizam a Contabilidade Rural, devem ser efetuados na rotina de Lançamentos Simples (Lançamentos >> Lançamentos simples...).

O primeiro passo para se iniciar os lançamentos é o cadastro de lote. Acessar “Lançamentos >> Lote..”, pressionar o botão [Novo], e efetuar o cadastro conforme o exemplo abaixo:

Para se efetuar lançamentos neste lote, acessar a rotina “Lançamentos >> Lançamentos Simples...” e informar o código do lote cadastrado no campo ‘Pesquisa Rápida’, conforme exemplo a seguir:

1) Débito Gerencial: informe neste campo a conta contábil a débito do lançamento a ser feito na Propriedade Rural /Fazenda. As contas que aparecerão como filtro neste campo estão no plano de contas que está cadastrado em Arquivo – Plano de Contas.

2) Crédito Gerencial: informe neste campo a conta contábil a crédito do lançamento a ser feito na Propriedade Rural /Fazenda. As contas que aparecerão como filtro neste campo estão no plano de contas que está cadastrado em Arquivo – Plano de Contas.
Observação: utilize as contas Débito e Crédito Gerencial quando o lançamento fizer parte das despesas, receitas ou patrimônio da propriedade rural

3) Fiscal: informe neste campo o Código do Produtor Rural ao qual está relacionado o lançamento contábil a ser efetuado nos campos seguintes.

4) Débito Fiscal: informe neste campo a conta contábil a débito do lançamento a ser efetuado para a Pessoa Física (Produtor Rural). As contas que aparecerão como filtro neste campo estão no plano de contas que está cadastrado no CPF selecionado.

5) Crédito Fiscal: informe neste campo a conta contábil a crédito do lançamento a ser efetuado para a Pessoa Física (Produtor Rural). As contas que aparecerão como filtro neste campo estão no plano de contas que está cadastrado no CPF selecionado.
Observação: utilize as contas Débito e Crédito Fiscal quando o lançamento fizer parte das despesas, receitas ou patrimônio da Pessoa Física (Produtor Rural).

6) Data: informe a data do lançamento.

7) Valor: informe o valor do lançamento.

8) Centro de Custo: informe Centro de Custo, se houver.

9) Atividade: informe Atividade, se o lançamento for específico para uma determinada atividade cadastrada previamente na propriedade rural.

10) Talhão: informe o Talhão, se o lançamento for específico de um determinado talhão da propriedade rural.

11) Rateio: informe o Rateio, caso o lançamento efetuado tenha uma regra de rateio predefinida e necessite ser informada.
Observação: os campos Atividade, Talhão e Rateio serão habilitados apenas para lançamentos Gerenciais (propriedade rural/fazenda), e fizerem parte dos grupos definidos como Resultado no Plano de Contas.

12) Hist. Padrão: informe o código do Histórico Padrão do Lançamento, se houver.

13) Histórico: informe o histórico do lançamento, se houver necessidade de complemento do histórico padrão ou se o histórico padrão não for informado.

Balancete Fiscal Por CPF

O sistema permite que os lançamentos efetuados em um determinado CPF, dentro de qualquer cadastro de Propriedade Rural/Fazenda, sejam agrupados em forma de balancete.

Para emitir o balancete por CPF, deve-se acessar o menu “Contabilidade Rural >> Fiscal/CPF >> Balancete Fiscal por CPF..”. Obrigatoriamente deve-se selecionar o cadastro do Produtor Rural, conforme abaixo:

Depois de informar os filtros do relatório, clique em [Processar]. O sistema totalizará os lançamentos feitos por CPF independente da empresa em que estiver conectado e clicando duas vezes sobre a conta caixa.

Livro Caixa

Após todas as configurações realizadas e toda movimentação do período validadas, o sistema permite a elaboração do Livro Caixa, que tem como principal finalidade a entrega da Receita para fins de imposto de renda.

No exemplo acima nota-se que foram informados os seguintes dados:

1) Datas: informar o período desejado (normalmente o período fiscal inicia-se em 01/x1 até 31/x1);

2) Modelo de Impressão: o relatório poderá ser visualizado de forma analítica ou sintética;

3) Tipos de lançamentos: deverá estar marcado como “Todos” pois alguns lançamentos oriundos de baixa de vários documentos poderão não estar na mesma linha o lançamento a débito e a crédito;

4) Inscrição (CPF): informar o proprietário que deseja visualizar o Livro Caixa;

5) Condomínio: informar o código do condomínio e o percentual que o proprietário tem sobre o total;

6) Página: página inicial do relatório.

Artigos relacionados