Utilizar a pesquisa de produtos, agentes ou contas sem considerar acentuação (Case sensitive) - Preferência UDF

Problema

Na utilização do sistema Gerencial Agrotis no dia a dia, você já deve ter tido alguma dificuldade para localizar algum cadastro, seja de fornecedor, cliente ou conta/categoria. O que causa isso é que alguns cadastros foram realizados com acentuação, e outros não. Se alguém busca uma palavra digitando com acento, e ela tenha sido cadastrada sem o acento, a pessoa não a encontra. Existe alguma configuração para que o sistema busque cadastros independente de acentuação?

Solução

Existe sim. No exemplo abaixo tentamos buscar o produto "MAÇÃ VERDE", porém, não obtivemos resultado. Na sequência, tentamos buscar a mesma palavra sem o acento e conseguimos encontrar alguns resultados. Pode-se perceber que não estávamos encontrando o produto, pois havia sido cadastrado com seu nome sem acentos. Veja abaixo:





Se você passou por esse problema, a boa notícia é que existe uma preferência para mudar isso. Alterando a preferência "Utilizar a UDF para localização de nomes e descrições com acentuação", o sistema passará a pesquisar o texto independente de qual acentuação usada. Para isso, abra a tela de preferências do sistema e digite na busca o texto "UDF". Se estiver como não, altere para SIM e salve as alterações.

Tecle <F7> para aplicar a alteração no sistema. Feito isso, o sistema já estará pesquisando independente da acentuação!

Artigos relacionados