Cadastro de ordem de serviço no módulo UBS

Conteúdo

1) Acessar o menu: “Módulos >> UBS >> Processos >> Ordem de serviço…
2) Clicar em novo para habilitar o cadastro da ordem de serviço:

3) Preencher as seguintes informações do cabeçalho:

  • Data que está sendo realizada a ordem de serviço
  • Tipo de ordem de serviço
  • Produto que está sendo formado na ordem de serviço;
  • Safra;
  • Número de bateladas/ batidas

Data que está sendo realizada a ordem de serviço: ao clicar na tecla F2 o sistema preencherá automaticamente com a data atual.

Produto que está sendo formado na ordem de serviço: essa classificação é importante pois mantém a rastreabilidade do processo de produção, além disso depois posso retirar informações gerenciais, como, por exemplo, total de produção, custo de produção, custo por ponto, por ordem tipo de ordem de serviço. Os tipos de ordem de serviço, são cadastrados no menu: “Módulos >> UBS >> Cadastros >> Tipos de ordem de serviço...

Produto que está sendo formado na ordem de produção: escolher o produto que será formado na ordem de serviço. O sistema fará a busca pelos produtos cadastrados no menu: “Arquivo >> Produto/serviço >> Produto…

Safra: indicar a Safra no qual está sendo realizada a ordem de serviço;


Indicar o número de bateladas/ batidas que serão necessários para realizar a ordem de serviço:



4) Após preencher essas informações, clicar no botão [Salvar], ao realizar essas informações o lote do produto acabado a ser formado na ordem de serviço já é cadastrado no sistema, conforme tela abaixo:

5) Observações Gerais:
Ao clicar no botão salvar, o lote do produto a ser formado já é cadastrado no sistema automaticamente, com o nome de: “número do lote”, a qualquer momento antes de finalizar a ordem de serviço eu posso editar o nome do lote.


6) As seguintes informações sobre o lote do produto deverão ser preenchidas, na seguinte forma:

  • Nome do lote a ser formado: Preenchimento opcional → é possível informar a qualquer momento antes de finalizar a ordem de serviço, após finalizar a ordem de serviço, poderá realizar a alteração do nome do lote em: “Arquivo >> Produto/serviço >> Produto >> Lotes…

  • Pureza: Preenchimento opcional → ao não informar nenhuma informação ao concluir a ordem de serviço o sistema preencherá automaticamente esse campo com a pureza real, calculada na ordem de serviço.
  • Germinação do lote: Preenchimento opcional → Na maioria das vezes não haverá essa informação nesse momento, uma vez pela quantidade de tempo em que se demora para fazer um teste de germinação em um lote de sementes. O usuário poderá realizar o cadastro dessa informação mesmo depois de finalizar a ordem de serviço no menu: “Arquivo >> Produto/serviço >> Produto >> Lotes >> Ramo Agrícola…

  • Quantidade: Indicar a quantidade de produto total que está sendo fabricada (quantidade de produto do lote). NOTA: Nos casos em que se utiliza mais de uma batelada indicar o total de produção no total de bateladas/batidas.

  • Embalagem: Indicar a embalagem que está será utilizada para embalar aquele lote.

  • Número de embalagens: Não preencher. Ao clicar em salvar, o sistema calculará a quantidade de embalagens automaticamente.


7) Poderei incluir mais de um lote na ordem de serviço, basta clicar no botão a esquerda [Novo]. Ao clicar no botão [Novo], é gerado automaticamente um novo lote, e todas as informações de: nome do lote a ser formado, pureza, germinação, quantidade, embalagem, deverão ser preenchidas para o [Novo lote].

8) Após incluir todas informações referentes ao produto a ser formado, agora deveremos preencher informações referentes as matérias-primas que originarão o produto acabado.

  • Indicar a matéria-prima a ser utilizada;
  • Indicar o lote da matéria-prima a ser utilizada;
  • Indicar a quantidade por batelada que será utilizado de cada matéria-prima.


9) Para incluir ou excluir uma matéria-prima, temos os dois botões ao lado esquerdo da tela: [Incluir] ou [Excluir], que se referem a incluir a excluir a matéria-prima utilizada.

10) Após preencher as informações de matéria-prima, salvar a ordem de serviço. A partir desse momento posso imprimir a ordem de serviço e encaminhá-la para a produção.
NOTA: Para as ordens de serviço salvas e impressa, ela sairá no cabeçalho com o status “Impressa”, isso quer dizer que ela foi impressa porém não finalizada, até esse momento poderá realizar alterações na ordem de serviço.


11) Após finalizar a ordem de serviço, não poderá mais realizar alterações. Ao imprimir a ordem de serviço, ela sairá com o status “FINALIZADA”.

12) Informações relevantes que constam na ordem de serviço:


1 – Código gerado automaticamente, se refere ao número da transação;
2 – Número da Ordem de Serviço;
3 – Total de pontos da matéria-prima (por batelada);
4 – Custo por Kg da matéria-prima;
5 – Custo por ponto matéria-prima;
6 – Total de Kg por batelada;
7 - Total Geral por matéria-prima em Kg (em todas as bateladas);
8 - Total Geral de matéria-prima;
9- Perda, se refere a perda oriunda do processo de fabricação. Calculado automaticamente, pela diferença de total de produto acabado
- total de matéria-prima;
10 – Total de produto acabado;
11 – Total de pontos originado na ordem de serviço;
12 – Pureza real – Calculado automaticamente;
13 – Preço por Kg do produto acabado;
14 – Preço por ponto do produto acabado;
15 – Custo total, para fabricar a ordem de serviço.



Artigos relacionados