Entrada de nota fiscal vinculando os produtos no momento de realizar o apontamento

Problema

Como realizar apontamento importando os itens da NF de entrada de maneira automática?

Solução

Neste exemplo, teremos a entrada de uma NF de peças que posteriormente serão vinculadas ao realizar um apontamento. A tela de 'Compra de material p/ uso e consumo sem controle de estoque' demonstra a entrada de uma nota fiscal de peças:



A tela 'Itens da nota fiscal' mostra os produtos contidos nesta nota fiscal:



Depois de inclusas todas as informações obrigatórias na nota fiscal de entrada, a mesma deverá ser aprovada pelo botão "Aprovar". Em sequência, depois de que a transação estiver aprovada, será liberada opção de simulação dentro de "Opções".


Após simular a transação, ao realizar um apontamento é possível escolher a transação e os produtos de maneira automática, conforme os passos abaixo:

1) Ao realizar um apontamento, no campo 'Operação', utilizar a CFOP que está configurada para permitir importação no módulo apontamento. Neste exemplo utilizaremos a CFOP 803 (Aplicação de almoxarifado, peças, reformas, ferramentas, pneus, epi…) desta forma o campo 'Transação' será habilitado:



2) Ao clicar 2x no campo 'Transação', a tela para seleção de nota fiscal a ser importada abrirá, desta maneira é possível selecionar de qual nota importaremos os produtos para o apontamento em questão.



3) Após selecionar a nota fiscal, o sistema permite escolher a quantidade de produtos que serão vinculados no apontamento em questão através da coluna 'Qtd. a vincular'. Após informar a quantidade desejada, é necessário utilizar a tecla <Enter> no mesmo campo. Com isso, os produtos desta nota poderão ser vinculados a este apontamento de acordo com a quantidade utilizada.


 


4) Após vincular os itens, os mesmos serão trazidos de maneira automática para este apontamento. Desta forma, os demais campos poderão ser preenchidos e o apontamento realizado.

Neste exemplo, após dar 2 cliques no campo 'Fazenda' selecionamos a fazenda 1 que refere-se a uma área do produtor rural em questão denominada "Santa". Também é possível selecionar a fórmula de rateio manual se houver. Nesse exemplo, escolhemos a fórmula n° 2 que refere-se ao rateio 'Batata Pinhão', ou seja, este custo foi referente ao trator n° 2 utilizado somente em áreas de batata e foi rateado para todas as áreas de batata deste produtor.



Artigos relacionados