Reprocessamento de produto

Conteúdo

Segue o passo a passo para fazer o reprocessamento no sistema:


Reprocessamento de produto

Parâmetros

1) Acessar as preferências do sistema no menu 'Configurações >> Preferências..', e na categoria Indústria, alterar o seguinte parâmetro:

[ORDEM DE PRODUÇÃO] Habilitar reprocessamento de produto acabado em estoque: 'Sim'

Irá aparecer neste momento mais um botão na tela de 'Gestão da Produção' botão NOVA OP REP., que será utilizado para demonstrar os lotes reprocessados do PA.




2) Criar as seguintes CFOPs de reprocessamentos em 'Arquivo >> Tributação >> Natureza de Operação..'


CFOPDescriçãoTipo de NegociaçãoVínculo padrãoCustosAba 'Faturamento'OBS
80RPBaixa de produto via reprocessamento para Manter o PANenhumNenhumNenhumNÃO Ignorar lotes, Não permitir impressão de NF, mod doc 01O saldo Próprio deve diminuir, verificar se mais algum saldo deve ser movimentado
80DEBaixa de produto via reprocessamento para Desmontar PANenhumNenhumNenhumNÃO Ignorar lotes, Não permitir impressão de NF, mod doc 01O saldo Próprio deve diminuir, verificar se mais algum saldo deve ser movimentado
80TRBaixa de produto via reprocessamento para Transferir MPNenhumNenhumNenhumNÃO Ignorar lotes, Não permitir impressão de NF, mod doc 01O saldo Próprio deve diminuir, verificar se mais algum saldo deve ser movimentado
40RPAumento de produto PA via reprocessamento para Manter o PANenhumNenhumNenhumNÃO Ignorar lotes, Não permitir impressão de NF, mod doc 01O saldo Próprio deve aumentar, verificar se mais algum saldo deve ser movimentado


3) Acessar a tela de cadastro de 'Modelo de Produção' (Módulos >> Indústria >> Cadastros >> Modelos de produção..) e informar as CFOP criada no passo 2 para as seguintes operações de produção:


  • Produto acabado - baixar estoque via reprocessamento: 80RP
  • Matéria-prima - aumentar estoque via reprocessamento: 40RP


  • Produto acabado - baixar estoque via desmontagem do produto de mercadoria: 80DE
  • Matéria-prima - aumentar estoque via desmontagem do produto de mercadoria: 40DE


  • Produto acabado - baixar estoque via transferência Interna: 80TR
  • Matéria-prima - aumentar estoque via transferência Interna: 40TR


ATENÇÃO: Os códigos de operação acima são de uso gerencial e devem ser utilizados apenas para a rotina de reprocessamento. Ao efetuar o reprocessamento o sistema fará uma baixa e uma entrada do produto ao mesmo tempo utilizando as duas operações acima com as quantidades informadas. E Cada Operação tem que possui uma CFOP diferente para não causar duplicidade no Bloco K.


Tela de reprocessamento


Caminho no menu: Módulos >> Indústria >> Operações >> Reprocessamento de produto acabado..


Obs: Caso a tela não esteja no caminho indicado, verificar as permissões do grupo de Usuário e Usuário.



Filtros

1 – Pesquisa pelo Produto Acabado (PA) que deseja realizar o reprocessamento;

2 – Pesquisa pela CFOP de devolução específica;

3 – Pesquisa para mostrar apenas os Lotes Vencidos.


OBS: caso não seja informado nenhum campo para pesquisa, ira trazer todos os PA no estoque.


Resultado da Pesquisa

4 – Lista os PA, de acordo com os filtros de pesquisa, mostrando as seguintes informações do produto na Grid:

  • Código do PA;
  • Descrição do PA;
  • Número do Lote;
  • Validade do Lote;
  • Saldo do estoque;
  • Unidade.


Tipos de Reprocessamentos

5 – Manter PA

Utilizado em virtude de troca de Embalagem do PA ou adição de mais matéria Prima (MP) num lote, por não ter atingido as garantias do PA ao final do processo de produção. Na Grid de PA, deve selecionar o produto desejado, informar a quantidade que deseja realizar o reprocessamento.



Ao clicar no botão REPROCESSAR, o sistema irá mudar o Lote, acrescentando a palavra REP na frente do lote, conforme imagem abaixo:



Ao concluir o processo de reprocessamento, já será possível utilizá-lo na tela de 'Gestão de Produção' (Módulos >> Indústria >> Operações >> Gestão de Produção..). Na tela de Gestão de produção, caso o usuário queira utilizar os produtos que foram reprocessados, deve-se utilizar a opção de NOVA OP REP..



Na primeira tela, informar qual formulação será utilizado (caso o PA tenha mais que uma formulação):



Em seguida, abrir a tela dos Lotes disponíveis do reprocessamento desta a MP:



Nesta tela, é possível encontrar 2 cenários:


1º Cenário – Escolhendo todo lote do reprocessamento.


Neste cenário apenas queremos mudar a embalagem, então usaremos todo o saldo disponível do reprocessamento. Ao confirmar a quantidade, o sistema mostrará os itens que serão baixados ao finalizar a produção, conforme imagem abaixo. Podemos verificar que o PA reprocessado fez parte da formulação como se fosse uma matéria prima.




2º Cenário – Escolhendo parcialmente o lote reprocessado.


É utilizado para os casos onde a garantia do lote produzido ficou fora do padrão, então será necessário acrescentar outras matérias primas, para poder atender as garantias finais do PA. Neste caso, será informado a quantidade que será utilizado do lote em reprocessamento, e o restante o sistema ira trazer da formulação do PA que foi informado anteriormente.



6 – Transferir para MP


Essa operação transfere o saldo do PA (diminui) para o Saldo da MP (Aumenta), de acordo com a configuração do código correspondente da MP definida na tela de cadastro do PA na aba de Agroindústria.



Realizando esta configuração será possível realizar a operação de reprocessamento de transferência.

No exemplo abaixo, o sistema irá baixar 95 Ton do PA Fertilizante Ureia Plus e irá aumentar o saldo da MP Ureia:



7  Desmontagem de Mercadoria


Essa operação irá desfazer o Lote, fazendo que as MP retornem para o estoque, conforme composição da primeira fórmula ativa (Módulos >> Indústria >> Cadastros >> Fórmulas de mistura..)



O usuário deverá informa a quantidade de PA que será baixado, e na grid abaixo ira mostrar as suas MP e suas quantidades que irão retornar para o estoque. É possível ainda fazer os ajuste nas quantidades das MP que ira retornada para o estoque.


Atenção: É importante notar que para produtos foliares apenas a opção "Desmontagem de MP" está disponível. Ou seja, não é possível manter o PA nem transferir o saldo de um produto foliar para MP.


Todas essas operações geram transações no sistema. Os campos 'Referência' dessas transações são automaticamente preenchidos com o seguinte padrão: "rep:00001", "rep:00002", ..., para indicar que são transações automáticas de reprocessamento.

Artigos relacionados