Compatibilidade de Impressoras com o Microsoft Easy Print

Um dos pré-requisitos para empresas que realizam a hospedagem em nosso DataCenter, bem como para empresas que irão implantar acesso remoto com TS (Terminal Services) é que as impressoras devem ser compatíveis com o Microsoft Easy Print. Mas afinal o que é e como funciona o Microsoft Easy Print?

Durante uma impressão por Terminal Services, a aplicação roda no servidor, gera o relatório no servidor e então envia os meta-dados do relatório para o driver da impressora. Uma impressora que tenha processador de páginas dentro do hardware, receberá os meta-dados do relatório e então irá gerar a página a ser impressa, no lado do cliente. Uma impressora que não tenha processador de páginas dentro do hardware, obrigará o driver instalado no servidor a gerar a página a ser impressa, que depois disto deverá ser transmitida para ser impressa. Este segundo formato é muito mais ineficiente porque consome muitos recursos, principalmente largura de banda, deixando a impressão lenta. Uma página pronta é transmitida como um mapa de pontos, e os meta-dados são transmitidos no seu formato texto original. Tipicamente em uma impressão 600 dpi, isto dá uma relação de 1:1000.

A partir do Windows 2008, a Microsoft deu uma sistematizada nisto através do Easy Print, em que os drivers das principais impressoras que trabalham com processadores de página embutidos no hardware, são compatíveis para facilitar mapeamento e gerenciamento de impressoras. Acontece que as impressoras pessoais, desenhadas para trabalhar conectadas a um micro com um driver que faz o processamento de página, não são compatíveis com este sistema na maioria dos casos. Normalmente são as impressoras mais baratas, justamente porque não possuem este processador. Por isto, é importantíssimo verificar que a impressora seja uma impressora desenhada para trabalhar em rede e compatível com o Easy Print. A diferença de preço não é tão grande e justifica plenamente a redução dos inconvenientes do dia-a-dia.

Este é um recurso muito comum, praticamente todas as impressoras de rede, aquelas que se conectam via placa Ethernet, possuem este recurso. As que não tem, geralmente são impressoras que precisam de uma conexão direta com o PC, via USB.  A Microsoft possui um site com a lista de hardware compatível em:  http://www.windowsservercatalog.com/results.aspx?&chtext=&cstext=&csttext=&chbtext=&bCatID=1326&cpID=0&avc=11&ava=0&avq=0&OR=1&PGS=25&ready=0