Manual para cadastro de Campos de Sementes


1. Acessar o módulo Sementes, menu: Dashboard >> Campos de sementes >> Campos…

Ou pelo Fluxo de Sementes


2. Abrirá a tela de “Campos”, clique no botão [+], localizado no canto inferior direito, para adicionar um novo campo de Sementes.


3. Na Aba de Identificação são inseridos dados informados ao SIGEF, além de outros. Grande parte dos campos são selecionados a parir de textos pré-definidos que já encontram-se cadastrados no sistema. É necessário o preenchimento dos campos obrigatórios (que possuem asterisco) para salvar o cadastro.



3.1. Exemplo: Relação de campos inscritos no SIGEF.

Modelo adaptado, documento oficial disponibilizado pelo portal: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sigef/#consultaAutenticidade. Em vermelho estão os dados inseridos diretamente na aba de identificação no cadastro de campos, plataforma Agrotis.

Obs: algumas informações encontram-se previamente cadastrada e vinculadas na plataforma, de forma que o sistema possa trazê-las automaticamente no momento do cadastro de campos.


3.2. O que preencher na aba “Identificação”? Todos os campos obrigatórios no primeiro momento e os demais campos assim que obter as informações.

*Situação do SIGEF: reflete o andamento do processo da inscrição no SIGEF, podendo ser: não inscrito, em análise, homologado ou denegado.

*Nível tecnológico:  trata-se do nível de tecnologia empregado (baixo, médio ou alto) que está atrelado a uma determinada produtividade.

*Região de Adaptação: se refere a região edafoclimática pré-cadastrada que contém informações de produtividade, ciclo e plantabilidade para cultivar, específico para a região escolhida


4. Após, clique em [SALVAR]. Na sequência será solicitado a localização do campo recém-cadastrado. Clique em [INFORMAR].


5. Se o campo possuir a mesma área do talhão, poderá ser utilizado a ferramenta “duplicar coordenadas”. Dessa forma será criado um perímetro para o campo com as mesmas informações do talhão cadastrado na propriedade, podendo ser editado conforme necessidade.

5.1. Caso tenha-se um campo menor que a área do talhão, este poderá ser demarcado no mapa. Basta utilizar as ferramentas que estão no canto superior direito

Obs: o sistema traz o mesmo roteiro cadastrado na propriedade que poderá ser acrescido das informações necessárias para localizar o campo de sementes na Fazenda.


6. Após cadastrar o campo de sementes, serão geradas expectativas de produção em outras telas, além do vento na agenda no responsável técnico:

6.1. Sementes >> Campos de Sementes >> Campos >> Previsões…

Estimativas em relação a data de colheita, produção bruta e produção líquida de sementes, com base em um rendimento industrial.

6.2. Agroindústria >> Beneficiamentos... 

Gera-se uma expectativa da quantidade de sementes a ser recebida na UBS de destino e a provável data de colheita.

6.3. Sementes >> Campos de Sementes> Previsão de Produção …

A partir do cadastro do campo, a produção passa a ser computada também nesta tela, gerando uma previsão, juntamente aos demais campos cadastrados.


7. Aba “MAT. REPRODUÇÃO”

Se refere ao material de reprodução utilizado para a produzir o campo de sementes, os mesmos dados informados ao SIFEG. Para inserir as informações clique sobre o link “Adicionar Material”.


7.1 Abrirá uma tela para inserção dos dados, na sequência clique em [SALVAR].

7.2. Após a inserção dos dados o sistema faz a comparação da quantidade de material informada com a quantidade necessária em função da plantabilidade da cultivar e da área de plantada. Caso a quantidade não seja suficiente, o “Total Enviado” ficará em vermelho com seta para baixo.