Como realizar vistorias/visitas técnicas em Campos de Sementes


Após cadastrar um campo de sementes, automaticamente um evento de vistoria é gerado na agenda do Responsável Técnico e no Aplicativo para Smartphone (Vistoria Agrotis). A tarefa poderá ser realizada através do cadastro do campo, agenda ou App.


1. Acessando pela agenda

Em todas as telas do módulo Sementes o ícone da agenda fica localizado no canto superior direito.



1.1. Há diferentes formas de visualizar os eventos (por dia, semana, mês ou por período). No exemplo a visualização está configurada para mês. Neste, as atividades são listadas por data e trazem uma descrição resumida. Ao clicar sobre um evento o usuário é direcionado para a tela de vistorias, de forma que possa realizar a tarefa.



2. Acessando pelo cadastro do campo

Módulo Sementes, menu: "Dashboard> Campos de sementes> Campos…", selecionar o campo e ir para aba “Vistorias”.



3. Tela de Vistorias

Os eventos são gerados de acordo com os ciclos das cultivares plantadas, com uma previsão de florescimento/colheita e em conformidade com a legislação vigente para Sementes. Enquanto não for realizada, a vistoria fica como pendente na tela, basta clicar sobre a atividade para executá-la.


4. Aba “Informações gerais”. Deve ser preenchido obrigatoriamente a cultura do plantio anterior, isolamento ( adequado ou não) e a densidade populacional.

A partir da densidade populacional informada, o sistema calcula a área de subamostra necessária para analisar a quantidade de plantas exigidas pela categoria, conforme IN45.

O rendimento industrial advêm do cadastro de cultivares podendo ser alterado em qualquer vistoria/visita técnica, pois trata-se de uma previsão.


5. Aba “Glebas”: O número de glebas é gerado automaticamente conforme especificação da IN45, considerando a categoria plantada e a área do campo. No entanto, o usuário poderá subdividir em mais glebas, conforme necessidade.


Os parâmetros que devem ser avaliados na vistoria estão dispostos em subamostras (A,B,C,D,E e F). Ultrapassando o valor máximo do parâmetro para gleba, automaticamente o status da situação é alterado para reprovado


6. Em situação final, o sistema traz alguns campos já preenchidos. Conforme a avaliação do RT, informações poderão ser atualizadas como: produtividade estimada, porcentagem de colheita líquida e a previsão de colheita. Quanto mais precisa as estimativas, melhor será o planejamento da empresa em relação a recepção, beneficiamento e armazenagem das sementes. 

É possível adicionar fotos as vistorias a partir do ícone de anexo.




Eventuais observação e medidas corretivas podem ser apontadas nos campos abaixo. Em seguida clique em [SALVAR].



7. As duas últimas abas são complementares, possuem as características da cultivar que o RT pode consultar antes de ir a campo ou no momento da vistoria pelo App.



8. Para visualizar o laudo da vistoria clique do botão [GERAR LAUDO]. O documento será aberto e poderá ser impresso ou salvo como PDF.


Em seguida clique em [CONFIRMAR] para confirmar a vistoria.



9. Para adicionar novos eventos clique nos links [Adicionar Vistoria] e [Adicionar Visita].



10. Preencher os dados da visita técnica e sempre que possível atualizar os valores de produtividade estimada, colheita líquida, previsão de colheita e rendimento industrial. Clicar no hiperlink para confirmar a visita.


Assim como na vistoria, pode-se adicionar fotos às visitas, bem como observações.