Recepção de Sementes através da Plataforma Armazenagem


A entrada de sementes deve ser registrada na Plataforma através da abertura de um ticket e posteriormente deve-se finalizar o romaneio para efetivação do processo.

É necessário que o campo de sementes esteja com a autorização “impressa” e situação "colhendo" no módulo sementes, aba colheita.

Caso haja dúvidas em como autorizar um campo para colheita, acessar: Autorização de Colheita – Campos de Sementes


1. Abertura de Tickets

Acessar o módulo Armazenagem, menu: Armazenagem > Identificações …

Ou pelo Fluxo de Armazenagem



2. Abrirá a tela de “Identificações”, clique no botão [+], localizado no canto inferior direito, para registrar a identificação do caminhão.



3. Na Identificação são inseridos dados gerais acerca da carga. Informar o tipo de movimentação, neste caso “Entrada”, a placa do veículo** e clicar sobre o ícone do QR Code.

Fazer a leitura do QR Code impresso na Autorização de colheita, via UBS.

** Quando não há registro da placa do veículo no sistema abre-se uma tela para fazer o cadastro. Selecione a UF, tipo de veículo e clique em [SALVAR].



4. Após leitura do QR Code ou input dos dados manualmente, informe o motorista, caso o mesmo não esteja cadastrado no sistema basta clicar em Adicionar motorista e cadastrá-lo. Depois clique em [SALVAR].



5. Em seguida, a "identificação" será finalizada e o ticket ficará aberto para pesagem e/ou classificação.

*Não existe uma ordem a ser seguida a partir da identificação. Sendo assim possível fazer a pesagem e classificar mais tarde ou classificar primeiro e pesar depois. O usuário poderá ainda registrar outras identificações antes de pesar/classificar a carga do caminhão, basta ir em “nova identificação”.

Neste exemplo será realizado o procedimento comum na recepção de Sementes.


6. Ao selecionar a opção “Pesar” abrirá a tela de Pesagem. Com o aparelho Integrador-Agrotis conectado a balança, o peso será inserido automaticamente no momento que o caminhão for pesado. No entanto, se não houver o integrador, o usuário poderá mudar para balança “Manual” e digitar o peso. Para data e horário da pesagem o sistema faz a inserção automática dos dados do computador, podendo ser editado caso haja necessidade. Quando o ticket for de entrada o primeiro peso sempre será [BRUTO].



7. Após a pesagem bruta, o ticket ficará aberto para classificação e pesagem da tara. Basta selecioná-lo através do módulo Armazenagem > classificações …



8. Inserir os resultados da classificação e salvar.

* Algumas empresas trabalham com regras na classificação que pode rejeitar a carga para sementes ou reclassificar para outro produto. Para mais detalhes acessar o manual:


9. Em seguida clique sobre “Pesar”.

,

9.1. Se última pesagem não for efetivada neste momento, o usuário poderá acessar o ticket através do módulo Armazenagem > classificações, filtrar os tickets classificados e sobre os 3 pontinhos escolher a opção "Pesar".



Para efetivar o processo e a carga de sementes ser contabilizada na tela de beneficiamentos, é necessário finalizar o Romaneio



10. Acesse a tela pelo menu “Romaneios” ou através do fluxo de armazenagem:



11. Clique em “Adicionar”.



12. Selecione o ticket e clique em [CONTINUAR].

*Apenas os tickets que estiverem classificados e pesados estarão disponíveis nesta tela.



13. Selecione a operação, caso não tenha preço** cadastrado insira-o manualmente.

Verifique os descontos*** mostrados no inferior da tela e clique em [CONTINUAR].

** Consultar o manual para cadastro de preços:

***As tabelas de descontos já devem estar cadastradas, verificar manual:



14. Clique em [SALVAR] e depois em [SIM, DESEJO FINALIZAR]



15. O romaneio ficará com situação “Finalizado” e poderá ser visualizado e impresso. Se for necessário o usuário poderá cancelar o atual romaneio, dessa forma o ticket ficará disponível outra vez.


16. A partir da finalização do romaneio o saldo passa a ser contabilizado na tela de Beneficiamentos e apto para ser beneficiado. (Modulo Agroindústria).



17. A expectativa de colheita auxilia no planejamento em várias etapas da produção de sementes. Por isso, quando a quantidade de produto recebido atingir essa expectativa (do campo) será disparado uma alerta na tela e o usuário poderá escolher umas das 3 opções.

1) Quando a colheita daquele campo está 100% efetivada. Alterando o estado do campo para “colhido” não será mais possível registrar colheita para o mesmo.

2) Expectativa subestimada, ou seja, ainda há sementes a serem colhidas naquele campo. Enquanto essa opção estiver sendo selecionada, o estado do campo não será alterado, podendo ser registrados vários romaneios para o campo, conforme necessidade.

3) Quando não há certeza de que aquele romaneio é o último do campo. Ficará com situação “pendente” na lista de romaneios, podendo ser finalizado a qualquer momento.