Como realizar um Beneficiamento de Sementes


Para realizar um beneficiamento é necessário que exista um saldo “A beneficiar” proveniente da colheita e finalização de romaneios. Dúvidas sobre colheita e recepção de sementes consulte o manual: Recepção de Sementes – Plataforma Armazenagem


1. Acesse a tela de beneficiamentos através do módulo agroindústria ou pelo módulo sementes, tanto pelo menu: Dashboard >> Beneficiamento >> Beneficiamentos… ou Fluxo de Sementes.



2. Os saldos presentes nesta tela estão separados por UBS, cultivar, categoria e campos. Portanto, o beneficiamento também será realizado nesta ordem.



3. Clique sobre os 3 pontinhos para abrir os beneficiamentos já realizados ou criar um novo.



4. Cada batida de beneficiamento é exibida separadamente com seus respectivos saldos de quantidade beneficiada (Semente); quantidade utilizada (Semente+Subprodutos+perdas); subprodutos e perdas. Para adicionar uma nova batida clique em [+].



Algumas informações precisam estar previamente cadastradas no sistema para continuar o processo, em caso de dúvidas sobre os pré-cadastros verifique o manual: PRÉ CADASTROS - BENEFICIAMENTO DE SEMENTES



5. Selecione o produto a ser gerado e a peneira.



6. O PMS poderá ser calculado ou inserido manualmente.



6.1. Quando optar por calcular, coloque o resultado de cada pesagem de 100 sementes, totalizando 8 amostras. Depois clique em [Calcular PMS] e [SALVAR].


6.2. Caso o coeficiente de variação das amostras “CV%” seja maior que 4, o sistema solicitará a realização de mais 8 repetições. Clique para calcular o PMS novamente e depois [SALVAR].



7. Escolha o tipo de embalagem. O peso será informado de acordo com a forma de controle da embalagem selecionada. Quando for “capacidade” terá peso fixo enquanto que por “número de sementes” o valor dependerá do PMS.



8. Informe a quantidade produzida e o nº de embalagens utilizados.


*É comum as embalagens rasgarem no momento do ensacamento, portanto o Nº de embalagens poderá ser maior que a quantidade, porém nunca menor.



9. A codificação gerada de forma automática é opcional, portanto poderá ser inserida manualmente. Além disso, o sistema informará quando houver duplicação na codificação.



11. Ao fim daquela batida de beneficiamento poderão ser informadas as quantidades de subprodutos e perdas.



12. Toda colheita registrada para sementes será contabilizada no saldo disponível, sendo que apenas os campos que possuem a mesma cultivar e categoria são somados.

O saldo “utilizado” é composto pela quantidade de sementes gerada + subprodutos + perdas.

O sistema sempre descontará o “utilizado” do primeiro campo que possui saldo a beneficiar, no entanto, se na propriedade há um controle das batidas de beneficiamento por campo de produção o usuário poderá deslocar o valor utilizado para o campo em questão e manter a rastreabilidade dos lotes por campo de Sementes.



13. Se necessário, lotes poderão ser excluídos, basta clicar sobre o ícone de lixeira ao lado do lote. Essa operação é permitida apenas para lotes não amostrados.



14. Clique sobre os 3 pontinhos para imprimir as etiquetas, cada lote possuirá 4 modelos:

Etiqueta do Bloco

Etiqueta do lote

Etiqueta provisória

Etiqueta QR Code