Relatório Estorno ICMS

Objetivo: Demonstrar os valores referente ao estorno de ICMS.



Configurações para Utilizar o Estorno de ICMS

Para que as movimentações de entrada e saída gerem informações de estorno de ICMS é necessário selecionar qual o método de estorno desejado.


 Acesso: 'Módulos >> AgrotisOne >> Configurações >> Configurações Gerais' aba 'Geral'


Não Controlar: valor padrão, indicando que o estabelecimento não faz o controle de estorno de ICMS.

ICMS Médio: habilita o controle de estorno de ICMS pelo método de valor médio.

PEPS: habilita o controle de estorno de ICMS pelo método PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai).

UEPS: habilita o controle de estorno de ICMS pelo método UEPS (Último que entra, primeiro que sai).


Estorno de ICMS Médio [Desabilitado]

Neste relatório irá aparecer os estornos das vendas de itens isentos de ICMS. O cálculo é feito pela média ponderada. É possível cadastrar valores iniciais de estoque e ICMS na tela 'Saldo inicial do inventário'.

O acesso é pelo menu 'Módulos >> AgrotisOne >> Vendas >> Relatórios >> Relatório de Estorno ICMS'. Os filtros poderão ser feitos por período, filial, item e grupo de itens. A visualização pode ser de forma resumida ou não.


Estorno de ICMS por PEPS/UEPS

Neste relatório irá aparecer os estornos das vendas de itens isentos de ICMS. O cálculo pode ser feito pelo método PEPS ou UEPS dependendo da configuração.

O acesso é pelo menu 'Módulos >> AgrotisOne >> Vendas >> Relatórios >> Relatório de Estorno ICMS PEPS/UEPS'. Os filtros poderão ser feitos por período, filial, item e grupo de itens.

Configurando grupo de itens: para o método PEPS/UEPS é necessário indicar quais grupos de itens vão fazer o controle de estorno de ICMS. Apenas os itens pertencentes a um grupo assinalado como 'Controla estorno de ICMS' vão aparecer no relatório.


 Acesso: 'Módulos >> Administração >> Definição >> Estoque >> Grupos de itens' aba 'AgrotisOne'


 Exemplo: Utilizando método PEPS

Utilizando método PEPS: esse método sempre busca pelas entradas mais antigas do item para fazer o estorno do ICMS, por exemplo, supondo que o Item ABC possui duas notas de Entrada (nota 111 do dia 01/07 com quantidade 10 e a nota 222 do dia 02/07 com quantidade 20). Ao realizar uma saída do item ABC no dia 03/07 com quantidade 15, o cálculo será feito da seguinte forma:

  • Baixa de quantidade 10 referente a nota de entrada 111 do dia 01/07
  • Baixa de quantidade 05 referente a nota de entrada 222 do dia 02/07
  • Nota de entrada 222 permanece com saldo de 15 para estorno.
 Exemplo: Utilizando método UEPS

Utilizando método UEPS: esse método sempre busca pelas entradas mais recentes do item para fazer o estorno do ICMS, por exemplo, supondo que o Item ABC possui duas notas de Entrada (nota 111 do dia 01/07 com quantidade 10 e a nota 222 do dia 02/07 com quantidade 20). Ao realizar uma saída do item ABC no dia 03/07 com quantidade 15, o cálculo será feito da seguinte forma:

  • Baixa de quantidade 15 referente a nota de entrada 222 do dia 02/07
  • Nota de entrada 222 permanece com saldo de 05 para estorno.
  • Nota de entrada 111 permanece com saldo de 10 para estorno.

Controle por Lote: o relatório de estorno de ICMS PEPS/UEPS é compatível com itens que fazem o controle das movimentações por lote, no entanto, é necessário que o 'Método de Administração' esteja configurado como 'Em todas as transações'.

Processando as movimentações: as movimentações de estorno de ICMS PEPS/UEPS são processadas no momento em que o relatório é gerado. Antes de gerar o relatório, caso hajam movimentações não processadas, o AgrotisOne vai solicitar o processamento apresentando a mensagem abaixo:


 Processando as movimentações


Caso o usuário selecione a opção 'Sim', o relatório inicia o processamento.


Processando as movimentações

O processamento das movimentações não bloqueia a utilização do SAP. Portanto o usuário pode deixar processando e executar outras atividades em paralelo.

O relatório só poderá ser visualizado após o processamento completo das movimentações.

Ao final do processamento, o AgrotisOne apresenta uma mensagem, indicando que o relatório já pode ser visualizado com as informações atualizadas.