Cadastro de Produtos para o módulo Armazenagem

Veremos neste manual que o cadastro de produtos que serão utilizados pelo módulo armazenagem exigem o preenchimento de alguns campos adicionais.


Instruções

Para acessar a tela de cadastro de produtos devemos clicar no menu 'Arquivo >> Produto/Serviço >> Produto'.

Para cadastrar um produto obrigatoriamente são necessários os preenchimentos dos campos: 'Grupo de Produto', 'Descrição', 'Unidade', 'Configuração Tributária', 'PIS/COFINS', 'Cód. IPI'.

Os demais campos são de caráter opcionais dependendo de suas características. Porém para os produtos que serão operacionalizados no módulo armazenagem, alguns campos necessitam de preenchimento na aba 'Armazenagem' que só é visualizada pelos clientes que possuem o módulo.

Detalhando a função de cada campo:

Tipo de Classificação: campo de preenchimento obrigatório de acordo com as características do produto. Ex: Soja, Trigo e Milho. Seu preenchimento afeta diretamente nos tipos de classificação a serem preenchidos na tela de cadastros de romaneios de entrada/saída. Ex: Impurezas, Ardidos, PH.

Produto Derivado: campo opcional, caso para algum produto possa haver produtos derivados é possível fazer esse vínculo, um exemplo é a 'Quirera de Milho'. Ex: No recebimento de uma carga de 'Milho a granel', na classificação da carga é verificado que 20% é de 'Quirera de Milho', quando é feito esse vínculo ao cadastrar o romaneio, nas opções de descontos de classificação, o sistema disponibiliza um campo para digitação desse percentual e é calculado esse peso que acaba descontado do romaneio original. Ao finalizar o romaneio é gerado automaticamente um novo romaneio para o agente, com o produto derivado e a quantidade abatida no primeiro romaneio.

Equivalência saca/kg: campo obrigatório para análises em relatórios de quantidades de produtos em sacas. Deve ser preenchido com a quantidade em quilos que representam 1 (uma) saca para conversão. Ex: Soja é comercializada em saca de 60 Kgs.

Royalties: campo opcional, ele deve ser preenchido com a alíquota em percentual a ser retido pela cerealista para repasse a detentora da empresa detentora dos royalties. Porém veremos que existem outras telas que permitem fazer esse cadastro inclusive por se tratar de alíquotas diferentes por variedade de produto. Esse campo só é indicado quando existem variedades cadastradas como produtos diferentes e essa modalidade só indicada quando a empresa armazena em locais diferentes as variedades da soja. Ex: Soja em Grãos Convencional, Soja em Grãos RR, Soja em Grãos Intacta.

Moeda: campo opcional, porém permite diversas análises junto ao módulo, ou obrigatório para empresas que cobram serviços que em suas fórmulas de cálculo exigem a cotação diária do produto. Deve ser preenchido com sua respectiva moeda criada. Ex: 'Moeda' MIL representando o preço de cotação da saca de 60 Kgs do Milho a granel.

Preço Limite p/ Liquidação: campo de preenchimento opcional tem a finalidade de não permitir o cadastramento de liquidações com preço inferior ao definido neste campo.

Os demais campos referentes as cobranças de serviços serão demonstrados nos manuais de configuração de cobrança de serviços, pois dependendo da forma definida em preferências os campos são modificados para preenchimento. Ex: Serviços cobrados somente em R$, Serviços somente cobrado em Kgs, Modelo Configurável.