Tipos de Contratos do Módulo Armazenagem

Para empresas que trabalham no ramo de armazenagem e comercialização de grãos é comum que as negociações sejam realizadas através de contratos.

Contratos estes que podem ser de diferentes tipos de negociação, como por exemplo: Compra Fixada, Compra a Fixar, Venda Fixada, Venda a Fixar e até mesmo de Armazenagem.

Instruções

O módulo Armazenagem da Agrotis possui uma tela para a criação dos tipos de contratos utilizados nas negociações de cada usuário, através do menu ‘Módulos >> Armazenagem >> Cadastros >> Tipos de Contratos


O campo ‘Descrição’ tem a finalidade de determinar o nome dos tipos de contratos é um campo livre para digitação do usuário. Ex: Compra a Fixar, Venda Fixada, Armazenagem.

O check box com descrição ‘Ativo’ permite o uso do cadastro quando ativado, e não permite o uso quando desmarcado o campo.

Abaixo os campos que vamos descrever, todos tem caráter de preenchimento opcional, não sendo obrigatórios:

As opções do campo ‘Fluxo de caixa’ determinam como os valores cadastrados em contratos podem ser apresentados nos relatórios: ‘Fluxo de Caixa – Previsão’ e ‘Conta Corrente do Agente’. Nestes relatórios os valores são apresentados com a descrição seleciona neste campo, podendo ser: ‘Compra a fixar’, ‘Compra fixada’, Venda a fixar’, ‘Venda fixada’.

Abaixo um exemplo de ‘Fluxo de Caixa’ gerado com contratos definidos este campo.


IMPORTANTE: na tela de contratos veremos que podemos trabalhar com os contratos incluindo uma CFOP gerencial para que seja criada uma transação, que permita movimentar saldos, neste caso se a CFOP estiver já cadastrada para gerar financeiro como provisão, não existe a necessidade de preencher o campo ‘Fluxo de Caixa’ na tela de Tipo de Contrato.

Se atualmente não está sendo preenchido o campo ‘CFOP’ da tela de Contratos, o sistema opera da seguinte forma:

  • Para os tipos de contratos que estão com o campo ‘Fluxo de Caixa’ na tela ‘Tipo de Contrato’, preenchidos com as opções ‘Exibir como compra fixada’ e ‘Exibir como venda fixada’, ao cadastrar um contrato é obrigatório o preenchimento de um dos campos ‘Preço/KG’ ou ‘Preço/SC’, e esse valor multiplicado pela quantidade será apresentado nos relatórios financeiros.
  • Para os tipos de contratos que estão com o campo ‘Fluxo de Caixa’ na tela ‘Tipo de Contrato’, preenchidos com as opções ‘Exibir como compra a fixar’ e ‘Exibir como venda a fixar’, ao cadastrar um contrato se não for preenchido um dos campos ‘Preço/KG’ ou ‘Preço/SC’, o sistema utiliza o valor da cotação diária do produto na tela ‘Arquivo >> Financeiro >> Moeda’.

Como diferencial paras as vendas a fixar é possível utilizar o valor da cotação somando uma margem, essa margem pode ser cadastrada na tela ‘Arquivos >> Produtos/Serviços >> Produto’ ao selecionar o produto, acessar a aba ‘Custos’ e preencher o campo ‘Margem’, sendo assim o sistema calcula a margem sobre a cotação do dia, multiplicando pela quantidade do contrato, gerando uma previsão do total a receber por contrato.

O campo ‘Romaneios’ permite determinar em um contrato qual a CFOP deverá ser utilizada para os romaneios vinculados, como por exemplo, para contratos do tipo compra fixada, eu posso deixar determinado que somente poderá ser usada a CFOP 1102 (Compra para comercialização), onde sempre será preenchido automaticamente este campo na tela de ‘Romaneios’.

A opção ‘Não permitir alteração de preço’ tem por finalidade de permitir ou não que seja alterado o ‘Preço/KG’ ou ‘Preço/SC’ ao cadastrar um romaneio em comparação ao preço cadastrado no contrato.

Ao preencher o campo ‘Liquidações’ com uma CFOP, é realizada a mesma função do campo acima ‘Romaneios’, só serão permitidas ‘Liquidações’ com a CFOP vinculada ao tipo de contrato selecionado neste campo.

O check box ‘Uso exclusivo em liquidação (Trocas)’ indica que para este tipo de contrato não é permitido vincular romaneios, somente liquidações.

Os campos ‘CFOP’s Permitidas’ são definidos paras as CFOP’s que poderão ser utilizadas no cadastro dos contratos, geralmente são CFOP’s gerenciais de uso interno, ou podem ser CFOP's de operações de compra ou venda para entrega futura.

Finalizando temos outras duas opções sendo que a primeira ‘Obrigatório informar o contrato de frete nos romaneios’ determina a obrigatoriedade desse cadastro, ao cadastrar um novo contrato no ERP. E o segundo check box ‘Preencher parcela do romaneio automaticamente’ deixa o preenchimento das parcelas dos romaneios desde que seja preenchida na transação do contrato.