Venda direta

PROCESSO DE VENDA DIRETA
O que é Venda Direta?
Venda direta é o processo de compra de mercadoria feita pelo cliente, sendo, que o produto comprado é entregue diretamente pelo fornecedor da revenda. Para a revenda, será apenas um pedido para controle.
  • CADASTROS INICIAIS  PARA O PROCESSO
Inicialmente será necessário fazer o cadastro de uma nova configuração tributária. Para fazer isso é necessário ir ao menu "Arquivo >> Tributação >> Configuração Tributária". Feito isso, fazer um novo cadastro conforme imagem abaixo:
Se esse serviço for tributado (ISS) a check box deverá estar marcada e a alíquota preenchida,  caso contrário pode deixar desmarcada esta opção, que o percentual da alíquota não incidirá sobre o serviço.
    • CADASTRO DE CFOP DE VENDA DIRETA
Para venda direta poder ser feita, é preciso que tenha uma natureza de operação de Venda Direta cadastrada.
Então, acessando o menu "Arquivo >> Tributação >> Natureza de operação", será possível cadastrar uma CFOP. Recomenda-se por exemplo os códigos 5.01 e 6.01 diferenciando dentro e fora do estado, ou até mesmo 8.01 ignorando estado, usando a natureza de operação "Venda Direta" para cadastro da mesma. Então deverá ser criada uma CFOP com as configurações conforme a seguir:
1 - Na aba Cadastro, informar o código e descrição:

2 - Na aba Operação, informar o Tipo de Operação como Transação Direta(Saída):


3 - Na aba Estoque, as 3 etapas poderão estar com o status "SMV", referente à sem movimentação. Nesse caso, o status não movimentará nenhum saldo ou custo. Esse cadastro já vem configurado no sistema, mas caso não tenha, deverá ser criado acessando o menu "Arquivo >> Faturamento >> Status". Também pode ser criado um status específico para venda direta, como por exemplo "VD", também sem movimentos de saldos ou custos, porém registrando o preço de última venda, conforme demostrado a seguir:

4 - Ainda na aba Estoque, configurar os campos de Finalidade como "Mercadorias" e Tipo de produto liberado para essa CFOP como "Adquirido de terceiros".
5 - Para esta CFOP é necessário gerar abatimento no financeiro e comissão, quando todo o processo é feito pela empresa, ou seja, receber do cliente e paga o fornecedor. Caso contrário, o Financeiro pode ficar como "Não gerar" e a opção Comissões fica desmarcada.
    • CADASTRO DA CFOP DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Para fazer o faturamento com o fornecedor, é necessário ter uma CFOP de Prestação de Serviços. Para fazer o cadastro, basta acessar o menu "Arquivo >> Tributação >> Natureza de operação". O cadastro do código da CFOP de prestação de serviços não vem como padrão do sistema gerencial, devendo o usuário se atentar à orientação de sua contabilidade ou departamento fiscal, considerando as configurações a seguir:
1 - Na aba Cadastro, deverá ser criada uma CFOP com a orientação da contabilidade e/ou setor fiscal. Neste exemplo estamos usando a 5933D, para operações dentro do estado, considerando o "D" apenas para diferenciação do tipo de operação, sendo "Direta" com referência a Venda Direta:

2 - Já na aba Operação, selecionar no campo Tipo de operação a opção "Serviço de Transação Direta":

3 - Na aba Estoque, cadastrar as 3 etapas como "SMV", mesmo status citado anteriormente neste manual, sem movimentação de nenhum saldo ou custo e a Finalidade deve ser de "Prestação de Serviços":

Para esta CFOP, é necessário gerar financeiro a receber e comissão, mas agora fica a critério de cada cliente a emissão ou simulação da nota fiscal de serviço, dependendo se há módulo emissor NFS-e ativo.
Atentar-se que agora a CFOP de prestação de serviço precisa ter um vínculo com a de Venda Direta e para isso ser feito é preciso que no cadastro da CFOP de prestação seja acessado o botão [Vínculos] e na sequência, procurar a CFOP de venda direta no grid superior. Para vincular, clicar na seta verde com a CFOP selecionada:




Observação importante:
As demais configurações das CFOP's de faturamento de serviço, ou até mesmo a de pedido de venda direta, terão de ser feitas conforme necessidade de cada cliente, por pessoa treinada, de preferência com acompanhamento de consultor ou analista da Agrotis. Dúvidas no cadastro de CFOP's, consultar artigo específico de cadastro de CFOP's.
    • CADASTRO DO SERVIÇO DE COMISSÃO
Como a venda direta é uma prestação de serviço, é necessário criar um novo serviço no sistema. Assim sendo, o cadastro desse serviço pode ser feito acessando o menu "Arquivo >> Produto/serviço >> Serviço", conforme tela abaixo:

Lembrando que as configurações de Impostos deve ser feita com orientação do setor responsável e treinado.
    • CONFIGURAÇÕES DO PREFERÊNCIAS


No menu "Configurações >> Preferências", na Categoria "Produto/Serviço", deve ser preenchido o item Código do serviço para comissão de venda direta com o serviço cadastrado anteriormente, que no exemplo dado acima, é o código 1984:

Após o cadastro, sair do sistema e entrar novamente para dar sequencia no processo.
    • TIPOS DE COMISSÃO
O cadastro de fórmulas de comissões para Venda Direta fica no menu "Arquivo >> Agentes >> Comissões >> Tabela de comissões". Nesta tela pode ser configurada a fórmula de comissão do tipo "Comissão de Vendas Diretas".
A comissão pode ser feita por fórmula ou manualmente, inserindo o valor desejado num campo referente à comissão.
No caso de ser feita uma fórmula para cálculo da Comissão de Venda Direta, o sistema somente fará o cálculo, uma vez que for feita esse tipo de venda e o valor desse tipo de comissão vai para a empresa. Caso contrário, é necessário cadastrar uma ou mais fórmulas de Comissão de Venda/Compra. Dessa forma, o sistema calcula o valor da comissão baseado na fórmula inserida nessa tela e agora a comissão vai para o vendedor.
Para que o sistema calcule todos os processos, será passado como fazer o cadastro de ambos os tipos de comissões. Conforme tela abaixo, fazer o cadastro da comissão de Venda Direta. A fórmula a ser feita fica a critério de cada empresa, nesse caso, foi feita uma fórmula bem simples, a qual concede 12% de comissão no valor total do item.

Essa será a comissão que a empresa receberá pela venda direta.
A seguir, veremos que também é possível comissionar um vendedor pela venda direta, feita pela empresa, a ser faturada e entregue pelo fornecedor:

O tipo da fórmula agora volta a ser Comissão de Vendas/Compras. Então, aqui podem ser seguidas as regras de comissionamento a vendedores, filtrando ou não conforme tela acima. Esta definição não é obrigatória. Se caso a venda direta não comissione nenhum vendedor da empresa, a CFOP de venda direta poderá estar marcada para não gerar comissionamento, não marcando opção "Gerar comissões" na aba Financeiro & Contábil.
  • COMO FAZER A VENDA DIRETA


Para fazer este processo, deve-se ir ao menu "Saídas >> Venda Direta >> Cadastro". Nesta tela, deverá se selecionado o cliente o qual está sendo feita a venda, a CFOP de venda direta anteriormente cadastrada, o fornecedor e demais informações sobre a venda, conforme demonstrado a seguir:

Depois das informações preenchidas e salvas, logo em seguida, abrirá a tela de seleção do vendedor:

Se a Venda Direta tiver comissão para o vendedor, o primeiro campo deverá ser preenchido conforme tela acima. O percentual de comissão não precisa ser cadastrado uma vez que já configurada como nos passos anteriores. Caso contrário, o percentual de comissão deve ser preenchido, e deve haver uma fórmula cadastrada como |TOTALITEM|*|PERCENTUAL|, por exemplo. Se não for paga comissão ao vendedor, todos os campos podem ficar em branco, ou para não aparecer esta tela, desmarcar opção conforme explicado anteriormente neste material.
Feito isso, deverá ser adicionado o produto. Após inserir o produto, preencher normalmente quantidade, valor unitário, e o cálculo do valor total será feito. O campo "Preço (Fornecedor)" só precisa ser preenchido se essa informação tiver alguma utilidade na fórmula de comissão do vendedor.

O campo "Fórmula Comissão" pode ser preenchido ou não. Se for preenchido, o sistema calculará a comissão baseada na fórmula selecionada. Se não for preenchido esse campo, a comissão poderá ser inserida posteriormente. O valor calculado dessa fórmula será preenchido pelo sistema na tela inicial, no campo valor comissão.

Voltando a esta tela inicial, encontramos o campo "Valor Comissão". Este podemos preencher manualmente. O valor que estiver nesse campo é o que a empresa receberá de comissão de seu fornecedor por esta Venda Direta feita. Ao vendedor, se houver comissão, é calculada internamente e gerará um título a pagar da empresa para o vendedor, como uma comissão sobre venda normal. O sistema não mostra o valor na transação, porém sua manutenção é idêntica a venda, aparecendo na aba "Comissão' dentro do registro de produtos na transação:

Voltando a tela principal da transação de Venda Direta, o botão "Recebimento", como o próprio nome informa, deve ser preenchido quando o cliente paga, e a empresa repassa esse valor ao seu fornecedor. Se isso não acontecer, essa etapa pode ser desconsiderada, ou seja, não precisa acessar o botão e preencher a data de recebimento.
Por outro lado, o botão "Pagamento", serve para informar qual é a forma de pagamento que a empresa fará ao fornecedor, para recebimento desta comissão. Assim como o item anterior, se não for o caso, não é obrigatório o preenchimento da parcela. Após isso, é necessário "Simular a Venda" para dar sequencia no faturamento junto ao fornecedor, visto a seguir.
  • FATURAMENTO COM O FORNECEDOR


A partir de agora, fica pendente no sistema apenas o faturamento com o fornecedor, ou seja, lançar no contas a receber a comissão devida pela venda. Nesse caso, é necessário acessar o menu "Saídas >> Venda Direta >> Faturamento com fornecedor".

Agora a CFOP a ser utilizada é a de prestação de serviço, que foi vinculada com a da Venda Direta. Selecionado o fornecedor, preencher as demais informações do cabeçalho e salvar.

Como demonstrado na imagem acima, após cadastrada a transação, deve-se clicar em "Vincular", para encontrar a Venda Direta que feita anteriormente. Após a seleção, preencher as parcelas, que nesse caso é como será feito o pagamento do fornecedor (comissão), "Aprovar" e "Simular" ou "Emitir" nota fiscal de prestação de serviço, lembrando que para emissão, a empresa deve ter módulo especifico para emissão da mesma.
A seguir, veremos como os sistema irá apresentar as informações referentes às comissões tanto da empresa, quanto do vendedor.
  • CONTAS A RECEBER (do fornecedor) E CONTAS A PAGAR (do vendedor)
Nesse caso, o sistema gera uma conta a receber do fornecedor, conforme imagem abaixo:

Na aba "Comissões", o sistema mostra a provisão da comissão gerada para o vendedor, que será liberada neste caso, conforme recebimento do contar a receber do fornecedor.

Após o recebimento, o sistema gera o contas a pagar referente a comissão para o vendedor:

Lembrando que para gerar a comissão a pagar, a CFOP de prestação de serviço utilizada também deve estar configurada para gerar comissão.
  • RELATÓRIOS


Existem dois relatórios específicos para controle da rotina de venda direta, que são eles:
  • Listagem de vendas diretas (menu "Saídas >> Venda Direta >> Listagem de vendas diretas");

  • Listagem de comissões por vendedor (Saídas | Venda Direta | Listagem de comissões por vendedor...).