Como fazer o Backup (Firebird) no Sistema Agrotis Gerencial

O processo de backup consiste na compactação do seu banco de dados em formato .FBK ou .GBK

  1. Acesse o menu “Configurações >> Preferências >> Categorias >> Backup” e configure as opções conforme desejado:

Caminho para geração do backup: local em que será salvo o arquivo de backup. Sugerimos que faça o backup no mesmo caminho da base de dados original, porém, se tratando de backup devemos nos prevenir ao máximo, portanto faça uma cópia do seu backup sempre em uma unidade externa (HD portátil, pen drive, unidade de rede, fita dat, nuvem) isso vai garantir que seu backup não seja perdido.

Período em dias para efetuar o processo de backup: digite a frequência de dias em que será realizado o processo de backup.

Tipo de ação a ser tomada pelo sistema: você poderá selecionar uma das opções abaixo:

-Travar: o sistema não será aberto até que o processo de backup seja realizado
-Avisar: quando o sistema for aberto, será emitida uma mensagem solicitando que o usuário realize o processo de backup
-Ignorar: o sistema abrirá normalmente, sem relações com o processo de backup

 

2. Após configurado as opções conforme desejado, clique no botão “Salvar” no canto esquerdo da tela. Lembrando, que esses processos serão iniciados quando o sistema for reaberto.

 

3. Acesse o menu “Utilitários >> Backup/Restore” e confira as informações:

Processo: selecione a opção “Backup”.
Arquivo de backup: retornará o caminho que será salvo o arquivo, configurado anteriormente no menu “Preferências”, e o nome do arquivo de backup.

 

4. Clique no botão “Processar” e aguarde o processamento do backup até que apareça a mensagem “Backup concluído com sucesso”, conforme imagem abaixo:

Com a mensagem de conclusão, você terá a confirmação do sistema que o processo funcionou corretamente e poderá acessar o arquivo de backup no caminho configurado anteriormente no menu “Preferências”.

Ainda na tela de Backup/Restore, você pode consultar os backups e restores realizados, basta clicar no botão “Consulta”, logo abaixo do botão “Processar”