DDA

Lançada na versão 352 do Agrotis Gerencial a versão Beta da nova Rotina do Cnab Pagamento especificamente para leitura do Arquivo de Retorno da modalidade de DDA (Débito Direto Automático).

Encontraremos essa nova tela em “Menu >> Financeiro >> Pagar >> Borderô para Pagamento (Beta) >> Arquivo de Retorno”.

 

A função de DDA dentro do Agrotis Gerencial se inicia com a recepção do Arquivo de Retorno especificamente da modalidade de DDA (ver com seu Banco qual será esse arquivo).

 

Como ler esse arquivo?

• Banco: banco gerador do arquivo de retorno.
Forma de Pagamento: deve-se informar por se tratar de um campo obrigatório, mas não será utilizado visto que não haverá baixa de título.
Conta: conta do plano de contas financeiro ref. ao banco, não será utilizado visto que não haverá baixa de título, mas não haverá problema se estiver preenchida.
Conta Juros: conta do plano de contas financeiro ref. a juros pagos, não será utilizado visto que não haverá baixa de título, mas não haverá problema se estiver preenchida.
Conta Desconto: conta do plano de contas financeiro ref. a descontas recebidos, não será utilizado visto que não haverá baixa de título, mas não haverá problema se estiver preenchida.
Centro de Custo: não é necessário informar, visto que não haverá baixa de título.
Categoria: conta do plano de contas financeiro ref. a categoria de fornecedores, não será utilizado visto que não haverá baixa de título, mas não haverá problema se estiver preenchida.
Criar lançamento financeiro individualizado para cada título: não é necessário informar, visto que não haverá baixa de título.
Arquivo de Retorno: encontrar o local onde o arquivo de retorno de DDA foi salvo.

 

Leitura do Arquivo de retorno.

Após o preenchimento dos campos necessários, ler o aquivo pelo botão ”Ler arquivo”.

Após ler o arquivo o sistema mostrará os títulos encontrados no banco de dados preenchendo as colunas na Grid.

A primeira coluna é a caixa de seleção dos títulos, essa caixa vem sempre marcada, desmarcar caso necessário para as linhas que não deverão ser importadas para o sistema.

• Quitado: coluna indicando se a leitura do arquivo de retorno quitará ou não o título no sistema. O arquivo de Retorno de DDA não tem a função de quitar os títulos e sim identificar os títulos registrados como DDA e adicionar a esses títulos o código de barras para pagamento.
Forma de Pagamento CNAB: para os títulos de DDA identificados pelo arquivo de retorno o sistema preencherá essa opção como “Pagamento de Títulos” dentro do título do contas a pagar.
Documento: número do documento do contas a pagar. Caso o título não seja encontrado dentro do contas a paga o sistema mostrará a informação “Não identificado”.
Nome/Razão Social: nome do fornecedor do DDA no arquivo de retorno. Observe no exemplo acima que ao ler o arquivo o primeiro título não foi encontrado no contas a pagar e nem o cadastro do fornecedor, que nesse caso o sistema procura pelo CNPJ indicado no arquivo de retorno. O segundo título foi identificado pelo fornecedor e o terceiro título não foi identificado, mas o fornecedor contas cadastrado no sistema.
Valor: valor do título registrado no banco para DDA.
Data Pgto: data de vencimento registrado pelo fornecedor, enviado no arquivo de retorno.
Juros: valor de juros registrado pelo fornecedor, enviado no arquivo de retorno.
Desconto: data de desconto registrado pelo fornecedor, enviado no arquivo de retorno.
Nosso Número: essa coluna não terá valor, visto que se trata de um arquivo de DDA.
Ocorrência: para o DDA veremos como “Título não identificado” quando o título informado no arquivo de retorno não for encontrado na base de contas a pagar e “DDA - Débito Direto Autorizado”, quando o título for encontrado na base de contas a pagar.

 

Como identificar um título manualmente?

Caso pela leitura o sistema não identificou o título, é possível clicar no quadrado com 3 (três) pontos e buscar o título para vinculo.

Encontrando o título, basta dar um duplo clique sobre ele para selecionar na tela de retorno do arquivo. Com isso o sistema entende o vinculo entre o título e o retorno do banco.

No exemplo acima podemos entender que o sistema vai registrar as informações de DDA (de boleto) para os dois títulos cuja coluna “Documento” tem o número do documento dentro do contas a pagar.

 

Antes de executar a leitura do arquivo veremos como estão esses dois títulos e como ficarão após a leitura.

Contas a pagar Título 1-3502-1, aba “CNAB Pagamentos”, onde o sistema preencherá as informações do boleto registrado pelo fornecedor.

Contas a pagar Título 1-107627-1, aba “CNAB Pagamentos”, onde o sistema preencherá as informações do boleto registrado pelo fornecedor.

Após identificados os títulos podemos executar a leitura do arquivo de retorno.

Após clicar no botão “Baixar” o sistema nos mostra uma mensagem de confirmação, basta clicar no “Sim”.

 

Caso o sistema encontre alguma diferença entre o código de barras recebido no arquivo de retorno com as informações do título, nos retornará um aviso, como nessa imagem.

Mas mesmo assim criará os registros no títulos identificados ou associados manualmente.

 

Após executarmos a leitura do arquivo veremos como ficaram esses dois títulos após a leitura do aquivo.

Contas a pagar Título 1-3502-1, aba “CNAB Pagamentos”, onde o sistema preencheu as informações do boleto registrado pelo fornecedor.

Contas a pagar Título 1-107627-1, aba “CNAB Pagamentos”, onde o sistema preencheu as informações do boleto registrado pelo fornecedor.

Essa é a função da leitura de um arquivo de retorno específico para DDA, o sistema receberá as informações do banco, registrará no título e a partir daí esse título estará apto a ser utilizado no CNAB Pagamento para formação do arquivo de remessa para os bancos.