Relatório Análise de Inadimplência

Entendendo o relatório de Análise de Inadimplência.

Encontramos esse relatório dentro do ERP Agrotis Gerencial no Menu >> Financeiro >> Análise de Inadimplência.

Na Aba “Filtros” podemos selecionar o período para análise da Inadimplência, selecionar um cliente em específico analisar sobre o foco de outra moeda ou por um determinado Status da duplicada.

Na Aba “Opções de visualização” temos a opção de emissão do relatório consolidado por grupo de empresas.

E as opções de agrupamento dos dados gerados no relatório.

Após gerar o relatório, vemos as seguintes colunas:

  • Data: o sistema mostrará os valores por data conforme o agrupamento feito na geração do relatório.

  • Vencimento Acumulado: valor total do contas a receber em cada dia independente se o título está pendente ou não.

  • Pendente Acumulado: valor total do contas a receber em aberto em cada dia. Quando o relatório mostra o valor (zero) significa que nesse dia o valor acumulado total já está quitado, mas precisaremos desse valor para encontrar o valor e percentual total de inadimplência.

  • % Inadimplência: nos mostra o percentual de inadimplência de cada dia.

 

O valor que vemos na coluna Vencimento Acumulado é o total do contas a receber coluna “Valor” do dia mais o valor de “Acréscimo” que os títulos de vencimento deste dia possam ter menos os títulos de PA existentes.

Exemplo no dia 11/01/2019 onde temos o valor de 187.836,83, validando esse valor com a tela de manutenção do contas a receber, somaremos a coluna “Valor” com a coluna “Acréscimo”, desse valor diminuiremos o valor de PA que possam existir, fechando assim o valor de 187.836,83.

O valor que vemos na coluna Pendente Acumulado é o total pendente do dia mais o valor de acréscimo se houver, para conferências é importante ver na coluna Acréscimo, se o valor de acréscimo é referente a um título que se encontra pendente. Nesse exemplo o valor pendente é somente o valor do título sem acréscimos.

Para esse relatório mostramos todos os títulos do período independente se já está pago ou não para que seja possível vermos o percentual total de inadimplência.